scorecardresearch ghost pixel



Xô, desperdício: por quanto tempo posso deixar o arroz na geladeira? (FIM DE SEMANA)

Arroz pode ser deixado na geladeira por determinado período, mas chega uma hora que a sua segurança alimentar irá ficar em risco.



O arroz é um alimento muito comum nas casas dos brasileiros, mas também está presente na mesa de pessoas em várias partes do mundo. Se você tem o costume de cozinhar grandes quantidades, preste atenção e responda a essa pergunta: quanto tempo o arroz dura na geladeira? Se não sabe, continue a leitura.

Leia mais: Posso confiar 100% no prazo de validade dos alimentos?

Muitas pessoas preparam uma quantidade maior de arroz por questões de praticidade, ou seja, para não precisar cozinhar várias vezes ao longo da semana. Para garantir que todos os nutrientes estejam presentes, é preciso ter uma atenção especial ao armazenamento na geladeira.

Saiba quanto tempo o arroz dura na geladeira

É preciso ter atenção especial com as sobras de arroz no refrigerador; pois, depois de determinado tempo, elas podem se tornar impróprias para o consumo. No caso do arroz seco, quando mantido em um recipiente hermético, ele pode durar praticamente indefinidamente, mantendo o seu sabor e nutrientes por até 30 anos. Isso mesmo!

Apesar disso, é melhor seguir a data indicada na embalagem e consumir dentro desse prazo. No caso do arroz cozido, a história muda bastante. Quando mantido nas condições ideais de armazenamento na geladeira, as sobras podem durar de quatro a seis dias.  Não mais que isso! E isso varia de acordo com o recipiente que você usar.

Antes de consumir, a dica é analisar se ele está pegajoso, com odor desagradável ou apresenta uma descoloração visível. Isso, porque as sobras que passaram do prazo de consumo se tornam uma questão de segurança alimentar e podem provocar problemas de saúde, como intoxicação alimentar, vômitos e diarreia.

Para garantir um melhor armazenamento, lembre-se sempre de esperar que ele esfrie antes de guardá-lo na geladeira e armazená-lo em recipientes herméticos. Além disso, divida o arroz em porções menores, evitando que ele “se perca” todo de uma vez.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário