10 carreiras para profissionais que não gostam de lidar com o público ou colegas

Profissões ideais para quem prefere não interagir com pessoas crescem cada vez mais em meio à tendência de home office.



O trabalho em home office se encaixou perfeitamente na vida dos profissionais que preferem não ter colegas ou lidar com o público. Uma carreira com o mínimo de interação humana acabou se tornando o objetivo de muita gente, apesar das problemáticas que isso pode envolver.

Leia mais: Formulário do MEI é simplificado pela Receita Federal; confira

Para quem prefere exercer suas atividades de forma reservada e não deseja interagir com as pessoas de forma rotineira, existem algumas profissões que podem ser ideais. Abaixo, listamos 10 exemplos.

1. Atuário

O atuário realiza funções como identificar e prevenir problemas financeiros, planejar orçamentos e prevenir erros financeiros em uma empresa. Para aqueles que gostam mais dos números do que de gente, o ideal é buscar formação em cursos como Ciências Contábeis, Economia e Gestão Financeira.

2. Desenvolvedor de Software

O papel desse profissional é desenvolver e testar softwares, aplicativos ou sistemas operacionais, interagindo com a tecnologia em vez de falar com seres humanos. O ingresso nesse mercado demanda formação em cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, entre outros.

3. Administrador de Redes e Sistemas de Computador

Esses trabalhadores atuam no gerenciamento de redes locais e dispositivos conectados, sendo responsáveis pela instalação, expansão e segurança da rede. Para ingressar na área, é recomendável ter formação em Redes de Computadores, Sistemas de Informação ou Defesa Cibernética.

4. Administrador Web

As atividades são parecidas com as dos administradores de redes, mas esses trabalhadores têm como foco o mundo online, como os sites. Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet são algumas opções de cursos para entrar na profissão.

5. Arquiteto de Dados

Mais um exemplo de carreira onde o trabalho é mais solicitado é o de arquitetura de dados, focado no desenvolvimento de estratégias para tratamento de grandes quantidades de informações. Os cursos recomendados para exercer essa profissão são Ciência de Dados e Big Data Analytics.

6. Engenheiros Mecatrônicos e de Microssistemas

Responsáveis por criar, desenvolver e implementar equipamentos para tecnologias, os trabalhadores desta carreira são cada vez mais essenciais para um mundo gradativamente mais automatizado. O ingresso na área se dá a partir da formação em cursos como Engenharia Mecatrônica e Engenharia Mecânica.

7. Engenheiro de Materiais

Os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica também abrem portas para os que se identificam mais com os elementos químicos. O trabalho consiste em criar produtos para indústrias, especialmente nos setores de siderurgia, eletrônica, construção civil e petroquímico.

8. Engenheiro Naval

Ainda na toada dos engenheiros, essa carreira é indicada para quem deseja trabalhar em indústrias e empresas de petróleo. A profissão requer formação em Engenharia Naval, Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica, dependendo da disponibilidade de cursos.

9. Geocientista

Longe da maioria das carreiras anteriores, essa dica vai para quem gosta mais da natureza e de explorar recursos naturais do que interagir com as pessoas. O geocientista trabalha com a coleta de dados geofísicos, geoquímicos e geológicos, por isso, é indicado que tenha formação em Geografia, Geologia ou Gestão Ambiental.

10. Escritor e Revisor

Se as áreas de tecnologia ou finanças não te agradam, mas você ainda quer ficar longe do público, duas carreiras possíveis são as de escritor e revisor. Dependendo das atividades exercidas, o profissional precisa ter formação em Letras, Jornalismo, Escrita Criativa ou cursos similares.




Voltar ao topo

Deixe um comentário