Muita gente aproveita o fim do ano para ingressar no mercado de trabalho ou trocar de emprego, mas esse processo nem sempre é simples ou rápido. Para alguns trabalhadores, passar pelas entrevistas de emprego com recrutadores é a pior e mais assustadora etapa antes de conquistar uma vaga.
Leia mais: 8 empresas com vagas em home office para trabalhar de qualquer lugar do mundo
Existem algumas estratégias para ajudar quem não quer ser dominado pelo medo na hora de garantir sua posição. Com a ajuda de uma especialista, selecionamos 7 dicas para você se dar bem nas entrevistas.
1. Atenção à primeira impressão
Nem sempre a primeira impressão é a que fica, mas você não vai correr esse risco, não é? Quando perguntado sobre si mesmo, aproveite para fazer um breve resumo da vida pessoal e depois comece a falar sobre sua trajetória profissional, sempre com muita honestidade.
“Fale dos resultados que gerou para as empresas por onde passou. Pode ser uma conquista ou um grande aprendizado. Se puder levar números, nunca absolutos e sim em porcentagem. Lembre-se: quando você se prepara para uma entrevista, suas chances são maiores”, aconselha Patricia Agopian, especialista em formação e aceleração de carreira executiva e CEO da Bússola Executiva.
2. Ganhe o coração do entrevistador
O candidato precisa ser firme ao contar suas experiências e demonstrar orgulho de seus resultados e legado. No entanto, também é importante testar a reação do entrevistador para criar uma conexão.
“Mostre abertura ao novo. Observe a reação de quem entrevista você, faça a leitura do outro e vai testando sua fala. Um exemplo de como criar conexão: você fala que tem filhos e o entrevistador sorri, pega esse gancho para criar uma ligação com ele, pergunta se ele também tem. E diz como os filhos trazem felicidade”, diz Agopian.
3. Use bem a entrevista
Já diz o ditado: tempo é dinheiro. Use bem os minutos da entrevista de emprego para se “vender” sem dar detalhes excessivos, sempre focando no que realmente importa. Lembre-se que o entrevistador tem outros compromissos e deveres.
4. Não minta
Evitar falar dos seus pontos fracos por medo de perder a vaga é comum, mas existem formas de abordar o assunto sem mentir. Demonstre como transformou um erro em aprendizado sem focar na falha em si, mas sim na resolução do problema.
“Se você é perguntado sobre alguma habilidade que não possua, não se desmotive. Mostre que está disposto a desenvolvê-la, que está aberto ao novo. Nunca se sinta como um devedor em uma entrevista. Faz toda a diferença a forma como transmite seu relato”, recomenda a especialista.
5. Não omita
Também é comum que o entrevistado omita informações “comprometedoras”, como o tempo de permanência em outros empregos. Segundo Agopian, ter feito parte de várias empresas deve ser apresentado como algo que lhe permitiu ter experiências diversas, mas não esqueça de deixar claro que agora busca uma carreira sólida e estável.
6. Seja grato
Durante a entrevista, se mostre grato pelas experiências passadas. Você pode citar um superior que te ajudou a se desenvolver em certa área ou explicar como uma empresa antiga contribuiu com seu aprendizado, por exemplo.
7. Fale do salário
Apesar de delicada, esse tema não pode ficar de fora dos assuntos discutidos na entrevista. O ideal é ir direto ao ponto.
“‘Acredito que a empresa tenha uma política de salário, ferir a política não é o caminho, mas é importante fazer sentido para mim. Posso te falar meu último salário e podemos conversar em cima disso.’ Mostrar que acredita que os benefícios que a empresa oferece são de certa forma salários indiretos (plano de saúde, ticket, participação nos lucros…)”, ensina a especialista.