O avanço de uma frente fria pelo país causou chuvas intensas e tempestades na Região Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste. Após uma semana de calor intenso, as temperaturas finalmente ficaram mais amenas nessas regiões. No final de semana, houve uma quebra no bloqueio atmosférico que vinha causando a onda de calor no país.
Veja também: Relógio do juízo final faz ALERTA: fim do mundo está próximo!
Isso contribuiu para a ocorrência das chuvas e tempestades em grande parte do centro-sul do Brasil. Segundo a previsão do tempo, as condições se mantém ao longo de toda essa segunda-feira (20), com redução de risco a partir de terça (21). Nesta segunda (20), a frente fria permanece atuando sob o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, se estendendo até a região Central.
As chuvas se iniciaram durante a madrugada no Sudeste e Centro-Oeste, diminuindo a intensidade no período da manhã. No entanto, ainda há risco de chuvas intensas e tempestades na zona norte do Mato Grosso, no sul de Goiás, em tocantins e no sul do Maranhão.
Chuvas intensas chegam ao Norte nesta segunda (20)
No período da tarde, as instabilidades começam a se deslocar para o norte do País, aumentando o risco de chuva nos estados. A previsão indica risco de tempestades severas e chuvas intensas em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e na Região Norte.
Os precipitados se concentraram em Goiás e no triângulo mineiro durante a noite, perdendo a intensidade no decorrer da madrugada. Mesmo com as chuvas, o calor permanece no centro-norte do Brasil, porém de forma menos intensa devido à nebulosidade de tempo e o aumento das chuvas no país.
Além disso, o deslocamento de uma massa de ar frio irá causar a queda de temperatura no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Essa condição contribui para o tempo nublado, com chuvas fracas e diminuição significativa das temperaturas.
Chuvas diminuem a partir de terça-feira (21)
A frente fria começa a se afastar de forma costeira pelo Sudeste, a partir desta terça-feira (21). Essa condição irá atrapalhar a umidade e a formação de instabilidade, porém ainda gerando possibilidade para tempestades a partir da tarde.
Com isso, há alerta de pancadas de forte intensidade e tempestades em toda a Região Norte, no Mato Grosso do Sul, Goiás, norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e centro de Minas Gerais. Durante a noite, as chuvas diminuem e cessam em grande parte do centro-norte brasileiro. Contudo, o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o norte de Rondônia seguirão com previsão de chuvas intensas e tempestades.