Acabe com o mofo: 2 itens te ajudam a dar adeus à umidade na casa

Umidade nas paredes e no teto prejudica não só a estética da casa como também a saúde dos alérgicos. Veja como resolver o problema.



A umidade nas paredes e no teto é uma preocupação que vai muito além das questões estética da casa. É um problema que compromete a aparência, mas que também pode trazer problemas de saúde aos moradores. Existe uma técnica que é capaz de evitar que o excesso de umidade se torne um motivo de preocupação.

Leia mais: Parede nova: veja 5 técnicas caseiras para acabar com o mofo em casa

No geral, quando há excesso de umidade, os problemas mais fáceis de serem percebidos são as rachaduras, bolhas, descascamentos e manchas desagradáveis nas superfícies, mas essa é só a ponta do iceberg. Esse contexto pode ser o pontapé para o surgimento de mofo, bolor e até de fungos.

Umidade nas paredes e teto

Quando isso acontece, algumas pessoas podem apresentar problemas diversos, como alergias, irritações, infecções e distúrbios respiratórios. Por isso, quando antes resolver a situação de excesso de umidade, maiores serão as suas chances de evitar tais complicações.

Antes de tudo, é importante perceber qual é a causa, pois pode ser, por exemplo, por exposição à água da chuva, vazamentos de canos ou torneiras e a falta de ventilação adequada. Além disso, a condensação do vapor de água presente no ar e o contato direto das paredes com substâncias líquidas também podem desencadear problemas.

Mas a boa notícia é que a combinação de dois ingredientes muito simples pode evitar que a umidade nas paredes e no teto sejam motivo de preocupação. Tudo o que você irá precisar é de bicarbonato de sódio e o vinagre branco.

Eles têm propriedades desinfetantes, desodorizantes e branqueadoras. Para aplicar essa técnica, você precisará de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 1/4 de xícara de vinagre branco e duas xícaras de água morna.

Misture tudo isso muito bem e aplique diretamente nas áreas afetadas, utilizando uma esponja ou um pano. Deixe a mistura agir por alguns minutos e, em seguida, use água limpa e enxágue as superfícies. Você pode repetir esse processo sempre que achar necessário.

Outro cuidado é que, ao identificar a causa da umidade, procure ajuda para reparar o problema. Por exemplo: em casos de vazamentos em canos, chame um profissional. No geral, deixe o ambiente o mais ventilado possível, pois a correta circulação de ar também ajuda a evitar os problemas de excesso de umidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário