scorecardresearch ghost pixel



ALERTA de ciclone: ventos podem atingir 150 km/h NESTAS regiões

De acordo com a previsão do tempo, as rajadas de vento podem atingir os 150 km/h e causar transtornos em diversos pontos.



Um ciclone extratropical irá se formar nas próximas horas entre o litoral do Uruguai e o Rio Grande do Sul. Com ele, uma chuva intensa com temporais irão acontecer no Sul do Brasil, com ventanias fortes perto da costa. Além disso, a formação de um ciclone extratropical intensificará os ventos no Rio Grande do Sul.

Veja também: Finados não será o último! 2023 ainda terá um NOVO feriadão; veja a data.

Em julho, um forte ciclone provocou vítimas em Santa Catarina, São Paulo e no Rio Grande do Sul. No entanto, vale ressaltar que não é a proximidade da costa de um ciclone que determina se ele será intenso ou não, mas sim a pressão atmosférica. Ou seja, quanto menor a pressão no centro de um ciclone, maior será sua intensidade.

Dessa forma, o maior risco se dá no caso de ciclone com pressão atmosférica muito baixa e que esteja próximo à costa. Este foi a situação do ciclone de julho, que provocou ventos de até 150 km/h no sul Gaúcho e 160 km/h em Santa Catarina. Desta vez, o ciclone terá menor pressão quando se afastar da costa, não trazendo ventos tão fortes quanto em julho.

Qual a rota do ciclone?

No início desta sexta (03), a área de baixa pressão estará no leste do Rio Grande do Sul, avançando para a costa ao longo do dia e se intensificando. No sábado (04), o ciclone continuará perto do litoral do Rio Grande do Sul, se afastando ao longo do dia. Com isso, o ar frio toma conta da região Sul. No domingo (05), o ciclone já terá se afastado.

De acordo com a previsão do tempo, as rajadas de vento no território gaúcho poderão ficar entre 50 km/h a 80 km/h, podendo atingir os 100 km/h em alguns pontos na costa. São esperados quedas de árvores, danos estruturais e queda de postes, além de cortes de luz, principalmente na área da CEEE Equatorial.

Outro ponto de influência do ciclone será no mar, causando uma intensa agitação marítima com ressaca no litoral, visto que o vento em alto mar está previsto para ficar entre 120 km/h a km/h. Devido a isso, é extremamente desaconselhado a navegação em pequenas embarcações, visto que as águas estarão agitadas e os ventos podem virar as embarcações em alto mar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário