scorecardresearch ghost pixel



Aprendizado turbo: 6 técnicas que aceleram o domínio de novos idiomas

Aprender um idioma diferente, independente do grau de dificuldade, é um desafio e tanto, que requer a aplicação de técnicas comprovadas. Veja as dicas.



Existem dicas que facilitam o aprendizado de um idioma e criam inúmeras oportunidades de expandir certos conhecimentos. Afinal, ao considerar uma linguagem diferente da língua nativa, é possível conhecer diversas culturas.

Veja também: ‘Eu não falo é nada!’: estas expressões populares só um bom brasileiro conhece

Outro aspecto positivo é ampliar horizontes no campo profissional e pessoal, visando melhores recompensas. Dito isso, procure aprimorar constantemente a compreensão, a pronúncia, o vocabulário e a gramática.

Estas dicas vão te ajudar a chegar à fluência de qualquer idioma

1- Promova um cenário de imersão

Em primeiro lugar, uma das melhores formas de aprender um idioma é se expor ao máximo a ele, como se estivesse vivendo no país de origem. Logo, configure seu celular, procure grupos de encontros e converse com estrangeiros. Lembre-se de criar situações que exigem o emprego de frases e resolução de problemas.

2- Priorize mídias no idioma praticado

Outra dica importante é priorizar as mídias produzidas no idioma que você está aprendendo. Sendo assim, ignore as traduções e tente se divertir durante o processo. Ou seja, recorra às expressões na história, no humor, nas gírias, nos sotaques do idioma, visando uma fonte autêntica e sem distorções.

3- Faça pequenas sessões de estudo diariamente

Quanto à divisão do cronograma, 1 hora parece desesperador, então considere blocos de tempo menores. Além de reduzir a desistência, pequenas sessões de estudo diariamente, de 15 a 30 minutos, não geram sobrecarga. Vale ressaltar que é preciso alternar entre as quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever.

4- Estude tópicos e temas antes da gramática

A princípio, tentar se interessar por assuntos específicos a partir de textos e áudio, facilita a construção de repertório. Desse modo, cria-se um contexto no qual as palavras estão inseridas, melhorando a memorização. Ao passo que a comunicação diz respeito à capacidade de expressar sentimentos e não apenas decorar termos.

5- Pratique a repetição espaçada

Em relação às repetições, ao treinar a pronúncia, comece repetindo cada palavra separadamente. Conforme o avanço da leitura, aumente a velocidade, mas não deixe de tirar dúvidas ligadas à fonética. Após uma semana, volte a revisar o mesmo conteúdo, e daqui a um mês, repita o exercício.

6- Você pode estudar um pouco ao dormir

Por fim, o sono é fundamental na retenção dos conteúdos estudados, portanto, faça uma breve revisão ou leia o capítulo de um livro ao se deitar. Esse hábito diário faz certamente a diferença, graças às conexões neurais. Nesse caso, não esqueça de aproveitar o tempo de espera na fila, no ônibus e no trabalho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário