Com a nova onda de calor, os brasileiros estão buscando diversas formas para conseguir se refrescar. Um dos meios mais utilizados para isso é, sem dúvidas, o ar-condicionado. No entanto, o alto consumo do aparelho pode deixar alguns consumidores com o pé atrás na hora de diminuir a temperatura de um ambiente.
Veja também: Quer ajudar seu pet no calor? Você só precisa de uma TOALHA!
Pensando nisso, alguns internautas desenvolveram uma solução mais rápida e econômica: o ar-condicionado caseiro. Por utilizar o ventilador, a técnica dispensa a compra de um novo aparelho, além de gastar menos energia. Mesmo sendo algo simples, o ar-condicionado caseiro é capaz de refrescar o ambiente em apenas dois minutos.
Como fazer o ar-condicionado caseiro?
Para começar o preparo, você irá precisar de um recipiente raso, um ventilador e cubos de gelo. Coloque o recipiente sobre uma mesa ou uma superfície estável próxima ao ambiente que deseja refrescar. Encha essa vasilha com uma quantidade considerável de cubos de gelo, visto que quanto mais gelo, maior será o resfriamento.
Em seguida, direcione o ventilador para o recipiente com o gelo. É importante que o ventilador seja colocado em uma posição que o vento gerado passe por cima do gelo. Uma dica extra é adicionar sal ao gelo, que irá ajudar a abaixar ainda mais a temperatura do gelo. Além disso, você poderá escolher a quantidade de gelo e a intensidade do ventilador de acordo com a necessidade do ambiente.
Após posicionar a vasilha em um lugar estável para não cair e ligar o ventilador, basta se posicionar próximo ao fluxo de ar. Assim, conforme o ventilador soprar ar sobre os cubos de gelo, uma brisa fresca e gelada será criada. O método funciona por meio do princípio da transferência de calor. Ao passar pelos cubos de gelo, o ar perde o calor, fazendo com que a temperatura do vento criado diminua.