A princípio, você pode usar bola de tênis na máquina de lavar roupa quando quiser lavar peças mais volumosas, toalhas, cobertores e edredons. Nesse caso, as bolas soltam as fibras do tecido, deixando-o mais limpo e macios.
Veja também: Adeus, mau cheiro! Truques testados para roupas que não secaram direito
Além disso, remove sujidades que se acumulam em roupas de cama e materiais pesados. Por esse motivo, é válido lembrar que a técnica não se aplica a itens delicados, que acabam sofrendo desgaste e danos pela abrasão.
Benefícios de manter uma bola de tênis na máquina de lavar roupa
Ajuda a remover pelos e bolinhas
Primeiramente, a bola de tênis funciona como uma escova que varre os pelos, os cabelos e as bolinhas que se formam nas roupas. Esses resíduos podem dificultar a limpeza das peças e prejudicar a sua aparência. Dito isso, é importante evitar o acúmulo de partículas, que impactam a aparência da peça.
Recupera a maciez dos tecidos
Em segundo lugar, também auxilia na recuperação da maciez dos tecidos, especialmente os mais grossos e pesados. Portanto, a esfera bate nas peças durante o ciclo de lavagem, amaciando e alinhando as fibras. Assim, as peças ficam fofas e confortáveis, resultando em uma textura similar a das secadoras.
Reduz o tempo de secagem
Outra vantagem é que ela reduz o tempo de secagem, visto que ocorre a absorção da água, deixando-as menos úmidas. Ou seja, promove a separação de cada item, permitindo que o ar circule melhor, acelerando o processo no varal ou secadora.
Distribui os produtos uniformemente
Por fim, a bola de tênis permite que os produtos sejam distribuídos uniformemente. Em relação ao sabão, é fundamental que os componentes penetrem em toda a superfície, higienizando a roupa na máquina de lavar. Logo, ao melhorar a diluição, eleva a durabilidade do material, evitando desbotamento e manchas.
Essas recomendações vão te ajudar a garantir roupas limpas em menos tempo, mas não se esqueça de limpar as bolas de tênis após o uso.