CadÚnico Digital: 7 grandes benefícios que você está perdendo e não sabe

Com o intuito de agilizar o procedimento de novos cadastros, o Governo Federal reformulou a plataforma digital do Cadastro Único.



O Cadastro Único Digital foi lançado recentemente pelo Governo Federal. Com o intuito de facilitar o acesso aos benefícios sociais, o CadÚnico Digital tem gerado dúvidas sobre sua eficácia e quais os procedimentos necessários para a realização do cadastro. Após passar por uma mudança, a plataforma oferta maiores possibilidades aos seus usuários.

Veja também: Bolsa Família será liberado para novo grupo de brasileiros; conheça o projeto

Agora é possível realizar consultas simples por meio do CPF, além de ter uma visão maior sobre os dados registrados e quais benefícios estão sendo fornecidos associados aos seus nomes. Por ela, os brasileiros podem realizar um pré-cadastro e realizar a atualização das informações essenciais.

O novo sistema foi desenvolvido para diminuir o tempo de espera nas unidades de atendimento. Com ele é possível que as famílias realizem parte do cadastramento por meio do CadÚnico Digital. Porém, mesmo agilizando o processo, ainda será necessário comparecer ao posto de atendimento de forma presencial para finalizar o cadastro.

Como se cadastrar na plataforma digital?

Para realizar sua inscrição no CadÚnico, é preciso inicialmente atender aos requisitos financeiros estabelecidos pelo governo. Dessa forma, o rendimento mensal por integrante da família não pode ser superior a meio salário mínimo (R$ 660), com a renda total familiar não devendo ultrapassar três salários mínimos, atualmente em R$ 3.960.

Além disso, a família precisa escolher um membro para ser o responsável pelo cadastro. De preferência uma mulher que more na mesma casa e tenha, no mínimo, 16 anos de idade. Ao estar de acordo com essas exigências, o indivíduo poderá ser inserido no Cadastro Único, passando a ter acesso a diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, o Kit Antena Digital, entre outros.

Por fim, vale ressaltar que mesmo com a agilidade ofertada pelo CadÚnico Digital, os responsáveis ainda deverão comparecer à unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próxima para completar o cadastro.

Principais benefícios do CadÚnico

O programa dá acesso aos seguintes benefícios:

  1. Carteira do Idoso;
  2. Programa Casa Verde e Amarela;
  3. Programa Bolsa Verde;
  4. Programa Bolsa Família;
  5. Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
  6. Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
  7. ID Jovem.




Voltar ao topo

Deixe um comentário