scorecardresearch ghost pixel



Calorão aumentou a conta de luz? Evite estes 7 erros para pagar menos

Otimização do uso de equipamentos elétricos pode impedir que o consumo de energia dispare em dias mais quentes.



A conta de luz dos brasileiros pode ficar mais alta com a nova onda de calor que atinge o país. Em épocas mais quentes, aumenta o uso de aparelhos como o ar-condicionado e ventiladores, segundo o presidente da Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), Bruno Herbert.

Leia mais: Ar-condicionado ‘caseiro’ em minutos: o vídeo viral que promete refrescar

Por isso, os consumidores devem ficar atentos ao consumo para não acabar pagando mais energia elétrica. “Esta é, inclusive, uma oportunidade para que as pessoas possam ter mais interesse na educação para a eficiência energética”, diz Herbert.

Para evitar erros que fazem sua conta de luz disparar, é importante adotar medidas com foco no uso inteligente de energia, priorizando a eficiência energética. Confira algumas delas a seguir.

Erros que aumentam a conta de luz

Selo de qualidade

O primeiro erro de muitos consumidores é não buscar pelo selo Procel na hora de comprar um aparelho novo, como ventilador ou ar-condicionado. A classificação indica os aparelhos mais eficientes de cada categoria, assim como a etiqueta do Inmetro com a letra “A”.

Geladeira e freezer

Não substituir a borracha velha, abrir e fechar o eletrodoméstico toda hora e esquecer de regular a temperatura são algumas atitudes que prejudicam o desempenho dos aparelhos. “Isso pode fazer com que os aparelhos consumam mais energia para realizar o trabalho de refrigeração. No site da Aneel é possível conferir dados que mostram o consumo médio de uma geladeira nova e avaliar se é chegada a hora de comprar um modelo mais eficiente”, afirma o presidente da Abesco.

Ar-condicionado

A recomendação do especialista é optar por um modelo com selo Procel, sempre fechar portas e janelas ao ligar o aparelho e realizar a limpeza dos filtros ao menos uma vez ao ano. Quem não segue estas instruções faz com que o sistema trabalhe com mais força e acabe gastando mais energia.

Chuveiro

Mesmo com o calor, há quem mantenha a temperatura do aparelho no quente, o que eleva o consumo em até 30%. O chuveiro é um dos maiores “gastadores” de energia de uma casa, por isso, é importante reduzir o tempo de banho, adequar a temperatura ao ambiente e escolher um modelo eficiente.

Lâmpadas

Lâmpadas incandescentes podem corresponder até 75% do gasto na conta de luz, então a dica é substituir a iluminação por lâmpadas de LED ou fluorescentes. Um erro comum é deixar de aproveitar a iluminação natural durante o dia e acender as luzes sem necessidade.

Stand by

Terminou de usar um eletroeletrônico e deixou ele em modo de espera? Péssima ideal. O ideal é tirar tudo da tomada, já que mesmo em stand by os dispositivos consomem energia. “Se você vai viajar ou ficar um tempo prolongado fora de casa, é ainda mais importante desligar esses aparelhos”, recomenda Herbert.

Manutenção

Os eletrodomésticos devem estar em bom estado de funcionamento para não consumirem mais que o necessário. É importante realizar a manutenção periódica, principalmente daqueles com funções de temperatura (geladeira, secadora e ar-condicionado, por exemplo) para evitar gastos adicionais desnecessários.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário