A prática de colocar a lixeira sobre a pia na cozinha é muito comum. Muitas pessoas fazem isso para encontrarem mais comodidade durante o preparo dos alimentos, assim como na limpeza da louça. Mas, será que essa é uma boa ideia? Entenda quais são os prós e contras.
Leia mais: Perigo! Melão é recolhido em 19 estados por contaminação de salmonela
A maior preocupação é com a higiene. Entra em jogo dois pontos, que são: a conveniência versus higiene. Qual deve pesar mais nessa escolha? Saiba que alguns especialistas deram dicas que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na sua casa.
Lixeira na pia da cozinha: pode ou não?
O primeiro ponto está em observar como você lida com o lixo que fica na lixeira em cima da pia. É retirado todos os dias? Se sim, os riscos para a higiene são menores.
Por outro lado, se você não tem essa rotina de esvaziar a lixeira todos os dias, pode não ser a melhor escolha. Isso porque o ambiente úmido e escuro da pia é propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias, que podem contaminar o lixo e causar doenças.
Esses microrganismos podem contaminar o lixo e causar problemas como intoxicação alimentar, diarreia e vômitos. A lixeira na pia pode atrair insetos, como moscas e baratas, que podem transmitir doenças e contaminar o alimento.
Isso sem contar o mau cheiro. O lixo na pia pode ser desagradável e até mesmo prejudicial. Se você precisar colocar uma lixeira na cozinha, é importante que ela seja deixada em um espaço seco e ventilado.
Na hora da compra, escolha uma lixeira com tampa e sistema de vedação. Crie o hábito de limpar a lixeira regularmente com água e sabão, sempre que retirar o lixo ao trocar o saco.
Lembre-se ainda de sempre lavar bem as mãos ao lidar com o lixo e evitar o contato com as lixeiras durante a manipulação de alimentos. Com esses cuidados, você consegue equilibrar conveniência e higiene!