Como recuperar alface murcha? Truque fácil deixa ela crocante de novo

Existem inúmeros truques culinários que ajudam a salvar certos alimentos, incluindo a alface murcha da salada que não aguentou a alteração de temperatura.



Ninguém merece comer verdura sem textura e sabor, então é importante conhecer certos processos que facilitam o armazenamento adequado. Além disso, a possibilidade de tornar a alface murcha crocante reduz o desperdício.

Veja também: Ninguém acerta os 6 números da Mega-Sena; prêmio vai a R$ 37 milhões

Portanto, se você está em dúvida sobre descartar certas hortaliças que murcharam, não se esqueça que é válido tentar recuperá-las. Entretanto, lembre-se de manter os alimentos bem organizados e longe do sol e outros fatores ambientais.

O que fazer para a alface não ficar murcha

Primeiramente, a alface é uma hortaliça que perde a água rapidamente e, por isso, fica murcha com facilidade. Nesse caso, é válido prestar atenção na hora de fazer compras, visando chegar em casa a tempo de realizar a refrigeração.

Desse modo, coloque as folhagens em um saco plástico higienizado e furado na parte inferior da geladeira. Sendo assim, garanta que elas não fiquem perto de frutas e legumes que liberam etileno, um gás que acelera o amadurecimento.

Prática recupera a crocancia das folhas de alface

Entretanto, se você estiver apressado em devolver a vitalidade às alfaces, há uma dica surpreendente. Dito isso, encha uma bacia de água e gelo, separando as folhas que estão murchas para ficarem de molho por alguns minutos.

O tempo de espera aproximado é de 15 minutos, até que ocorra o resfriamento completo. Logo, basta secar usando papel-toalha e seguir o preparo, realizar a higienização usando hipoclorito e consumir em seguida.

Lave as verduras antes de preparar as receitas

Outra recomendação é não lavar a alface antes de guardar, pois a umidade favorece o aparecimento de fungos e bactérias. Por esse motivo, deixe para higienizar ao fazer o almoço, visando comer um alimento fresco.

Conforme mencionado, o cloro voltado ao uso culinário deve ser usado, no intuito de matar bactérias e vírus. Ou seja, jamais ignore práticas sanitárias que buscam garantir a segurança alimentar das pessoas na alimentação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário