O Nubank está constantemente anunciando o lançamento de novos produtos e serviços para seus clientes, sendo o mais recente deles o NuConsignado. A novidade é um empréstimo consignado destinado a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Leia mais: Como bloquear ou desbloquear o empréstimo consignado do INSS?
A contratação é simples, fácil, rápida e pode ser feita no aplicativo do banco digital. A vantagem desse tipo de empréstimo são as taxas de juros são mais baixas, já que o desconto das parcelas é realizado diretamente do benefício do contratante e quase não há risco de calote.
No app do Nubank, o cliente consegue simular e contratar o crédito consignado, além de antecipar parcelas e até quitar o valor total da dívida. O sistema facilita o gerenciamento do empréstimo e garante mais controle ao usuário sobre seu contrato.
Considerações sobre o consignado
Como mencionado, o empréstimo consignado é uma opção com desconto em folha, ou seja, o valor da parcela mensal é abatido diretamente do benefício concedido pelo INSS. As instituições financeiras costumam cobrar taxas de juros mais baixas que em outros tipos de crédito porque a chance de inadimplência é pequena.
Já a margem consignável é o percentual da renda que o aposentado ou pensionista pode comprometer com a contratação. Conforme previsto na Lei 14.131/21, o limite atual é de 40% do benefício, sendo 35% para empréstimos e 5% para o cartão de crédito consignado.
Taxas do NuConsignado
A taxa de juros média dos empréstimos consignados oferecidos pelo Nubank é de 1,55% ao mês, variando de 1,35% a 1,75%, conforme informações obtidas no site do INSS. O percentual máximo permitido por lei é de 1,84% ao mês.
Comparando com as médias praticadas por outros bancos, os valores são bem atrativos. O Banco Brasil, por exemplo, tem juros médios de 1,79% ao mês, enquanto o Itaú cobra por volta de 1,82% ao mês.
Para simular ou contratar o NuConsignado, acesse o aplicativo do Nubank e clique na seção “Empréstimos e Consignado”. As taxas de juros praticadas pelos bancos podem ser consultadas no site e no aplicativo Meu INSS.