Quem nunca se deparou com essa cena clássica: tirar os sapatos, esvaziar os bolsos, abrir a mochila e, claro, retirar o laptop para colocá-lo separadamente no raio-x do aeroporto? Essa é quase uma rotina para quem viaja de avião, mas poucos sabem por que nós realmente precisamos fazer isso. É o seu caso?
Leia mais: Chegar cedo é crucial! Lista dos 20 aeroportos com as piores filas do mundo
Sim, você pode estar se perguntando se o risco de explosão é o principal motivo para a recomendação. Felizmente, não é bem por aí, embora a nossa mente sempre imagine cenas cinematográficas (ou catastróficas) quando se fala em segurança de aeroportos. Na verdade, o motivo é mais prático do que dramático.
Afinal, por que o laptop precisa sair da mochila?
Acontece que os laptops são um verdadeiro quebra-cabeça para os equipamentos de segurança. E não é porque eles podem explodir a qualquer momento! Na realidade, a explicação é bem menos… explosiva.
Os raios-x usados para escanear a sua bagagem são ótimos para identificar objetos, mas eles têm dificuldade em “enxergar” através dos componentes densos do seu notebook. É como tentar assistir a um filme com óculos escuros, ou seja, você até pode ver alguma coisa, mas não os detalhes.
Por causa da densidade da bateria e outros componentes mecânicos, o raio-x tem problemas para penetrar eficazmente o aparelho eletrônico. Então, da perspectiva da segurança, ele é como um livro fechado para o scanner. Acredite, pode até parecer que ele está escondendo segredos!
A boa notícia é que a tecnologia está evoluindo
Nos aeroportos dos EUA, eles já estão usando tomografia computadorizada para verificar as malas. Isso significa que, em breve, talvez você não precise mais tirar o seu laptop da mochila. Um alívio para a nossa rotina de segurança aeroportuária, não é mesmo?
Até lá, continue praticando sua habilidade de retirá-lo e colocá-lo de volta na mochila em tempo recorde.