Com temperaturas próximas aos 40°C em diversas regiões brasileiras, o ar-condicionado se tornou um grande aliado na luta contra o calor. O problema é que o uso excessivo desse aparelho pode resultar em um acréscimo expressivo na conta de energia do consumidor.
Leia mais: Tem limite: operadora pode interromper sua internet por uso em excesso?
O aumento é ainda pior quando a pessoa não sabe utilizar corretamente o equipamento e acaba realizando algumas práticas não recomendadas. Se você quer continuar utilizando o ar-condicionado sem peso na consciência, confira alguns erros comuns e como evitá-los.
Baixar demais a temperatura
Selecionar uma temperatura muito baixa não proporciona um resfriamento mais rápido e ainda pode sobrecarregar o motor e o compressor do aparelho, gerando um gasto extra desnecessário. O ideal para garantir a eficiência e ainda economizar é escolher uma temperatura confortável, entre 22°C e 24°C.
Esquecer o filtro
O excesso de sujeira nos filtros obstrui o fluxo de ar e torna o aparelho menos eficiente em sua função. A dica para garantir um desempenho ideal e evitar sobrecargas é limpar regularmente os filtros e substituí-los sempre que necessário.
Não realizar a manutenção
Deixar de realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado todos os anos também é uma prática pouco recomendada para quem deseja gastar menos na conta. Para que o sistema funcione corretamente e tenha uma vida útil mais longa, é importante agendar a avaliação de um profissional pelo menos uma vez ao ano.
Ignorar o termostato
O termostato é o item que garante a manutenção da temperatura dentro dos níveis ideais para evitar danos e o mau funcionamento do equipamento. A recomendação para impedir um esforço em excesso é ajustar o componente.