Já se passaram 10 anos desde que a Nissan apresentou o seu carro esportivo conceitual de entrada, o IDx. Exibido no Salão de Tóquio, no Japão, em 2010, ainda não há sinal de produção do modelo por parte da Nissan. No entanto, devido a uma declaração dada pelo chefe de planejamento de produtos da Nissan, Ivan Espinosa, há uma esperança para que o modelo abaixo do Nissan Z possa ser lançado em breve.
Veja também: De Ford à Nissan: carros que perdem em beleza, mas ganham em qualidade
“Dependendo do momento, sempre tivemos o Nissan GT-R, sempre tivemos o Z e sempre tivemos um carro de entrada – ou um hot hatch como o Pulsar, ou qualquer outra coisa lá embaixo [nesse ponto de preço e desempenho]. E isso hoje é algo de que sentimos falta. Esse ponto [de preço e desempenho]”, afirmou Espinosa em entrevista à revista Top Gear.
Já em relação ao modelo do carro, Espinosa sugeriu que ele não seria um hot hatch semelhante aos Pulsars do passado. Para se adequar a modernidade atual, ele precisa ser um “carro esportivo elétrico menor” e mais acessível para atender a faixa etária dos motoristas na casa dos 20 anos. Além disso, outra estratégia para atrair essa clientela seria desenvolver um carro “empolgante e envolvente ao dirigir”.
Nissan visa lançar modelo elétrico para concorrer no mercado
Ao que tudo indica, a Nissan está buscando desenvolver um carro elétrico para concorrer com o Toyota GR86, Subaru BRZ e Mazda MX-5 Miara. Contudo, há alguns empecilhos que podem dificultar no lançamento desse modelo. Para ser considerado um carro de entrada e mais barato do que o Z, ele precisaria custar abaixo de US$ 43.305 (R$ 216.525). Esse é o preço do Nissan Z nos Estados Unidos.
Dessa forma, um novo modelo esportivo elétrico abaixo dos US$ 40 mil parece um pouco impossível no momento, mesmo que o GR86 mais barato possa ser encontrado por US$ 30 mil (R$ 150 mil).
Ao pensar no mercado nacional, é preciso listar os modelos com desempenho híbrido e elétrico, visto que o Japan Mobility Show marcou a estreia do Honda Prelude, do Mazda Iconic SP e do Toyota FT-Se. No caso da Nissan, ela apresentou seu próprio conceito, o Hyper Force, que poderá ser utilizado como uma janela para o futuro elétrico do GTR.