Nos feriados que caem nas quintas-feiras, é comum que empresas, órgãos públicos e instituições de ensino prolonguem a folga também para a sexta-feira. Um exemplo disso acontecerá nesta semana, com o Dia de Finados, comemorado no dia 2 de outubro (quinta). Com isso, muitos trabalhadores querem saber se terão folga também na sexta-feira (3), tendo direito a um descanso de 4 dias.
Veja também: Prepare-se para o descanso: calendário está LOTADO de feriados em novembro
No entanto, muitas pessoas terão que trabalhar na sexta-feira, visto que não há nenhuma lei no Brasil que estabeleça que os dias entre os feriados e os finais de semana sejam folga. Como não há nenhuma regra sobre o tema, emendar ou não o feriado acaba sendo um acordo a ser firmado entre funcionário e empregador.
Sendo assim, a empresa não é obrigada a liberar seus funcionários na sexta-feira, 03. O Governo Federal determinou que o dia 03 não será ponto facultativo, obrigando que todos os servidores do executivo nacional tenham que trabalhar normalmente após o feriado. No caso dos servidores estaduais e municipais, a decisão fica a cargo do estado e do município.
E os trabalhadores de iniciativa privada?
Um dos motivos apontados para não ter emenda do feriado na esfera pública é o feriado do dia 15 de novembro. O feriado da Proclamação da República cairá em uma quarta-feira (15), sendo duas folgas obrigatórias aos trabalhadores em duas semanas. No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, a folga deverá ser concedida somente no dia do feriado.
Ou seja, os funcionários das empresas privadas precisarão cumprir o expediente de trabalho na sexta-feira, assim como nos demais dias da semana. No entanto, há opção de acordo entre empregador e funcionários para que a sexta possa ser de descanso.
Desse modo, o colaborador precisará se comprometer a compensar as horas de trabalho do dia 3 de novembro. Isso poderá acontecer pelo trabalho extra durante alguma semana, pelo pagamento das horas em um sábado ou pelo uso do banco de horas da empresa.