O papel higiênico moderno foi inventado em 1857, nos Estados Unidos, por Joseph C. Gayetty. Porém, há estudiosos que dizem que foram os chineses os inventores deste item básico de higiene pessoal. Na época, povos utilizam folhas de hortelã, água e sabugo de milho para se limpar após o número 2. Já imaginou o sufoco?
Leia mais: Acredite ou não, HÁ um jeito certo de colocar o papel higiênico; saiba qual
Considerando toda essa trajetória, o modelo tradicional como vemos hoje, branquinho e em rolo, precisou passar por várias modificações. Material e textura, por exemplo, sofreram alterações no decorrer dos anos. Agora algo que levanta muita dúvida é: para que servem os desenhos do papel higiênico?
Primeiramente, engana-se que isso tem a ver com questão de design ou para deixar o papel higiênico mais “bonitinho”. Há uma explicação plausível e vamos te revelar.
O que significam os desenhos no papel higiênico?
Já reparou que ao tirar o papel higiênico do pacote é possível ver no rolo imagem impressas, algumas que mais se parecem uns furinhos? Apesar de muita gente achar esses desenhos fofos e bonitinhos, o objetivo está longe de ser esse.
Na prática, os desenhos do papel higiênico servem para aumentar a porosidade, o que facilita a remoção de resíduos fecais da pele. Tudo para não precisar de força durante a higienização, facilitando na hora da limpeza. Portanto, fim do mistério!
Como escolher um papel higiênico de boa qualidade?
Uma dúvida que permeia a cabeça de muita é como escolher o papel higiênico ideal no mercado. Lembrando que o produto vale não só para a limpeza de quem faz o número 2, mas também secagem de quem faz o número um.
Por isso, um papel de boa qualidade é aquele que não é totalmente liso. Outra atenção é em relação à maciez, que precisa ser mencionada na embalagem. Também merece atenção saber se o papel higiênico possui uma boa quantidade de folhas: se forem poucas, ele tende a ser menos macio.
Por fim, dê preferência ao papel higiênico sem perfume para não causar alergias e atente-se ao prazo de validade, pois apesar de não ser algo comestível, as folhas possuem tempo de durabilidade.