Muitos motoristas interessados em comprar um carro elétrico ainda se deparam com um grande problema: o preço. Desde a chegada das montadoras chinesas ao Brasil, o custo dos modelos movidos a bateria tem caído, despertando o interesse de fabricantes de outros países.
Leia mais: É cilada: compre 1 desses 3 carros e gaste tudo com a manutenção
A mais nova marca a entrar no mercado de elétricos com preço baixo é a Renault, que promete uma disputa acirrada com as concorrentes. A empresa francesa já tem previsão de relançamento para o Twingo, carro lançado há 30 anos e que voltará ao mercado movido a bateria.
Twingo: a nova promessa da Renault
O automóvel não é exatamente novo, e sim o relançamento de uma versão anterior em uma geração mais nova e moderna. Baseado nos EVs do grupo Ampere, braço da montadora criado para desenvolver e produzir elétricos, o modelo terá novas tecnologias e um preço mais acessível.
O grande diferencial do Twingo é que ele será lançado para o mercado global como um pequeno carro elétrico de design atrativo e nostálgico. O carro 2 em 1 é pequeno no exterior, mas oferece bastante espaço interno, aprimorando a habitabilidade e modularidade da primeira versão.
Com motor dinâmico e de boa resposta, ele recarrega em qualquer infraestrutura e tem manutenção de custo mais baixo. Pensado para cidades, seu carregamento pode ser até quatro vezes mais barato que um abastecimento tradicional.
Lançamento e preço
A Renault espera lançar o Twingo no mercado global somente em 2025. Quanto ao preço, o modelo elétrico deve custar em torno de R$ 100 mil, quase R$ 20 mil mais barato que o Caoa Chery iCar, o elétrico mais em conta do Brasil.