scorecardresearch ghost pixel



O que deu errado? 4 erros fatais que fazem suas plantas murcharem rápido

Você já percebeu que mesmo cuidando frequentemente das plantas, elas podem ficar murchas? Saiba quais são as práticas que combatem esse problema.



As plantas ficam murchas quando perdem água em excesso, seja por falta de rega ou exposição ao sol intenso. Outra causa comum é o apodrecimento das raízes, que acabam impedindo a absorção de nutrientes, levando ao ressecamento.

Veja também: Memória do celular cheia? WhatsApp pode ser vilão! Saiba como resolver

Quanto aos ataques, doenças e pragas também reduzem a vitalidade de espécies vegetais, como fungos e ácaros. Nesse caso, é importante identificar a causa e agir conforme as medidas indicadas por jardineiros profissionais. Entenda.

1. Comece a usar água da chuva nas regas

Primeiramente, a água da chuva é uma ótima opção para regar as plantas, pois é mais pura e rica em minerais do que a água da torneira. Desse modo, apresenta menos cloro, flúor e outros elementos que prejudicam o crescimento. Ou seja, utilize baldes com filtro ou cisternas na hora de realizar a coleta de forma segura.

2. Evite que o solo fique compacto

Em segundo lugar, o solo compacto dificulta a circulação de ar e água na raiz, tornando as folhas murchas. Entretanto, o uso de garfos e pás periodicamente reduzem o risco de manter a terra densa. Logo, é possível adicionar matéria orgânica, incluindo húmus e argila, visando melhorar a estabilidade.

3. Adicione um pouco de canela no solo

A canela é um tempero que oferece muitos benefícios, pois é um fungicida natural que previne e combate patologias. Sendo assim, estimula o desenvolvimento dos caules e ajuda na cicatrização de cortes ou feridas. Portanto, polvilhe um pouco da especiaria ou misture na água utilizada na irrigação.

4. Tenha cuidado com os raios de sol

Por último, vale ressaltar que os raios de sol são essenciais no processo de fotossíntese. Contudo, a radiação em excesso resulta em queimaduras e desidratação nas folhagens. Por esse motivo, é preciso saber qual é a necessidade de luz de cada espécie e escolher o local adequado para colocá-la.

Essas dicas se aplicam a todas as plantas que estão começando a ficar murchas, visto que a recuperação depende da mudança de hábitos do jardineiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário