Você já atualizou seu iOS para a versão 17? O novo upgrade do sistema operacional dos dispositivos Apple trouxe uma nova função para o iPhone. Ao passo em que a maioria dos usuários viu com bons olhos e aclamaram a praticidade do recurso, a polícia dos Estados Unidos não viu com bons olhos.
Leia mais: iPhones, diamantes e barras de ouro: como participar do leilão da Receita
Mais do que isso, os departamentos de segurança do país estão em uma campanha intensa para orientar pais e responsáveis a desativar a função do celular de idosos e crianças.
O recurso em pauta é o NameDrop, que permite compartilhar um “cartão de visitas” com foto, telefone, e-mail, redes sociais e outros métodos de contato. A troca é feita apenas entre iPhones e, para isso, basta aproximar um aparelho do outro.
Por que esta nova função do iPhone pode ser tão perigosa?
De acordo com a página da polícia de Mount Pleasant, do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, o NameDrop pode ser uma porta de entrada para golpes. Afinal, pode ser “facilmente confundido por idosos, crianças ou outros indivíduos vulneráveis”, conforme diz a publicação.
A transferência de contatos pode fazer com que indivíduos maliciosos tenham o número de telefone deste grupo de pessoas e, com isso, aplicar golpes, tentar algum tipo de extorsão ou hackear contas importantes com as informações captadas.
Os departamentos de polícia de Halifax (Massachusetts), Middletown (Connecticut) e o condado de Henry (Geórgia) também postaram alertas à população em suas páginas no Facebook.
NameDrop pode ser personalizado e desativado
O NameDrop foi lançado oficialmente em junho. E, ainda no anúncio, a Apple avisou que é um recurso quase que totalmente customizável. Você pode pontuar o que quer compartilhar, como e com quem.
Além disso, a Maçã ressaltou que antes de compartilhar qualquer informação, você dá sua autorização na tela e, ainda, se afastar o aparelho, tudo é cancelado.
Para customizar ou desativar a função, basta ir em Ajustes e procurar a aba “Geral”. Lá, você encontrará “AirDrop”.
Dentro desta guia, o recomendável é deixar o AirDrop disponível apenas para Contatos e desativar a opção de começar a compartilhar ao aproximar os dispositivos.