scorecardresearch ghost pixel



Por incrível que pareça: tem uma maleta de ferramentas orbitando a Terra neste momento

Saiba como vê-la.



Se você pudesse dar uma olhadinha no planeta Terra por alguns minutos, o que gostaria de ver? O azul dos mares? A formação das nuvens na atmosfera? Somente admirar o espaço sideral? E que tal ver uma maleta que está na nossa órbita?

É isso mesmo que você leu! Tem uma maleta de ferramentas dando voltinhas na órbita no planeta – e é possível vê-la.

Maleta na órbita da Terra
Foto: Earth Science And Remote Sensing Unit, Nasa Johnson Space Center

Como esta maleta de ferramentas foi parar na órbita da Terra?

De acordo com uma publicação do jornal O Globo, as astronautas Jardim Moghbeli e Loral O’Hara, ambas da Nasa, estavam fazendo uma caminhada espacial no início deste mês. No processo, deixaram a maleta cair.

Devido ao vácuo do espaço, o objeto saiu flutuando de maneira errante – onde está até hoje.

Organizadores da missão chegaram a fazer cálculos da trajetória da intrusa para saber se há algum risco sério ou se ela se chocaria contra a Estação Espacial Internacional (ISS). Não decidiram agir, por enquanto – então, presume-se que não há risco.

O que vai acontecer com ela?

Ela vai girar, girar e girar, seguindo na órbita da Terra por vários meses. Até que, um belo dia, se desintegrará ao entrar em contato com a nossa atmosfera.

Um triste fim para um objeto que simplesmente “escapou” das astronautas.

Por meio das redes sociais, Jonathan McDowell, astrônomo do Harvard Center for Astrophysics, publicou alguns dados sobre o objeto “saidinho”.

“A maleta com trava da tripulação, que flutuou livremente durante a caminhada espacial EVA-89 de 1º de novembro, foi catalogada como 58229/1998-067WC, em uma órbita de 415 km x 416 km”, escreveu ele.

Como ver a maleta?

Segundo o site Space.com, a maleta tem uma magnitude visual um pouco menos brilhante que o planeta Urano e é possível vê-la daqui com um bom binóculos.

Antes, você precisará da localização da estação ISS, que pode ser obtida pelo aplicativo Spot The Station, da Nasa, disponível tanto para Android quanto para iOS. Ou, ainda, no site oficial – clique aqui.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário