A Caixa Econômica Federal lançará no próximo mês uma linha de crédito para consumo destinada aos clientes de baixa renda, informou o novo presidente do banco, Carlos Vieira. A ideia do banco é disponibilizar os empréstimos para a população em até 20 dias.
Leia mais: Mega da Virada 2023 pode pagar prêmio de R$ 550 milhões; quanto rende na poupança?
Segundo o executivo, o valor não terá destinação específica e o contratante poderá “comprar o que ele quiser”.
“Não seria um microcrédito. Seria acesso ao crédito, baseado em behavior [comportamento]. O grande sucesso de alguns varejistas no Brasil se deu nesse processo. O que o cidadão de baixa renda mais preza é o seu cadastro. É ter o nome limpo. Ele vai poder comprar o que ele quiser”, explicou.
A aprovação do crédito deverá se basear no histórico de pagamento de contas de consumo do solicitante, como água e luz. O executivo não detalhou o funcionamento da nova linha, mas afirmou que seu objetivo é ampliar a base de clientes fidelizados da instituição financeira. Atualmente, 20% dos 150 milhões de clientes da Caixa são fidelizados.
Pedido de Lula
O presidente da Caixa afirmou ainda que o novo produto acompanha a posição do presidente Lula (PT), que defende que bancos públicos devem ser indutores do crescimento econômico.
“O presidente Lula tem uma forma de se comunicar com a sociedade que é muito própria. […] Ele fala que é necessário trazer mais gente para o mundo do consumo”, disse.
Em entrevista a jornalistas sobre o balanço do terceiro trimestre, Vieira prometeu a modernização dos canais da instituição e garantiu que “a Caixa será o primeiro banco a trazer a baixa renda para o mercado de capitais”.