Que para vivenciar um relacionamento longevo e saudável é preciso mais do que amar a pessoa que está ao lado, muita gente sabe. Porém, encontrar o equilíbrio ideal entre os seus desejos e os do seu companheiro ou companheira pode ser um desafio bem maior.
Leia mais: Cancela o rolê! Tendência agora é o “cocooning”: a arte de ficar em casa com prazer
Para auxiliar casais que buscam uma parceria forte e duradoura, a psicóloga norte-americana Mark Travers destaca três regras essenciais que devem ser seguidas no dia a dia. Esses três pilares são capazes de fortalecer a conexão e tornar o relacionamento muito mais prazeroso.
Paciência em primeiro lugar
Travers explica que a paciência é uma demanda inegociável dos relacionamentos amorosos. É preciso saber quando dar espaço ao parceiro, respeitando e sua necessidade para criar um ambiente de confiança, mas também compreender que suas demandas nem sempre serão atendidas imediatamente.
Entender essa dinâmica evita que as partes se sintam negligenciadas e fortalece os laços entre elas.
Comunicação clara não pode faltar
Nada pior do que tentar adivinhar o que uma pessoa pensa ou sente, então nem tente fazer isso. O especialista pontua que a chave para o bom funcionamento da relação é parar de criar expectativas sobre o que não foi comunicado pelo outro e expressar claramente o que você deseja, evitando mal-entendidos.
Compreensão como terceiro pé
No tripé de sustentação de um bom relacionamento, o último suporte é a compreensão. Saber lidar com as divergências e diferenças que existem (e são totalmente naturais) é importante para alcançar o objetivo de ter um vínculo amoroso forte e duradouro.