Aparelhos como ventilador e climatizador são opções para os brasileiros que querem se refrescar das altas temperaturas provocadas pela nova onda de calor que atingiu o país. Esses dois equipamentos podem ser encontrados em preços, marcas e modelos variados, gerando dúvidas nos consumidores.
Leia mais: Verão no geladinho: aprenda fazer um mini ar-condicionado caseiro com garrafa pet
Se você quer saber qual deles comprar para manter o ambiente mais fresco, precisa conhecer as diferenças entre eles e comparar as características de cada um com suas próprias necessidades.
Ventilador: tradicional companheiro
Na hora de escolher um ventilador, é necessário considerar a potência, o consumo de energia e a rotação, além da quantidade de pás e o formato delas. Ter o número maior de pás nem sempre significa que o fluxo de vento é maior, já que alguns formatos específicos são mais eficientes.
Aparelhos com motor mais potente costumam ter maior rotação por minuto das pás. No entanto, se você é do tipo que se incomoda com barulho e se preocupa com o consumo elétrico, é bom ter cuidado com esses modelos.
Em geral, o silêncio é a escolha da maioria, mas ele impacta na potência do ventilador. Avalie o nível de ruído em relação à potência do aparelho para saber o que pesa mais na sua escolha.
Climatizador: multifunções
Esses equipamentos multifunções ventilam e umidificam o ar ao mesmo tempo, ampliando o conforto térmico e a qualidade do ar do ambiente. Eles não refrigeram, mas refrescam e oferecem “algo a mais” no clima para os ocupantes do cômodo.
No momento da compra, é importante avaliar a capacidade do compartimento de armazenamento de água (para a função umidificadora), o intervalo entre a troca dos filtros e a potência do motor.