Você já pensou em dar uma planta de presente para alguém especial? Essa é uma forma de demonstrar carinho e cuidado, além de trazer mais vida e beleza para o ambiente. Mas antes de escolher a planta ideal, é preciso levar em conta alguns fatores, como o local onde ela será cultivada, a iluminação natural disponível e o estilo de vida da pessoa presenteada.
Veja também: Plantas e ervas da sorte: 4 delas para ter em casa e afastar TUDO de ruim
Então, para facilitar a sua escolha, a revista Casa e Jardim conversou com dois especialistas em paisagismo, Priscila Tressino, arquiteta e paisagista da PB Arquitetura, e João Queiroz, paisagista à frente do escritório Petrichor Paisagismo. Eles deram algumas dicas de espécies que são fáceis de cuidar, bonitas e populares. Confira a seguir algumas delas.
Plantas para presentear pessoas queridas:
Espada-de-São-Jorge
Essa planta, cujo nome científico é Dracaena trifasciata, é muito resistente e adaptável, podendo sobreviver em diferentes condições de luz. Ela também é conhecida por purificar o ar e, se for bem cuidada, pode até dar flor. A rega deve ser moderada, para evitar o encharcamento do solo.
Jiboia
Enquanto isso, a Jiboia é uma planta robusta e versátil, que cresce bem em locais com pouca ou muita luz. Ela também tolera longos períodos sem rega, sendo ideal para quem não tem muito tempo ou viaja com frequência. A jiboia pode ser cultivada em vasos, treliças ou suportes pendentes, criando um efeito decorativo incrível.
Zamioculca
Já essa planta, de nome científico Zamioculcas zamiifolia, tem um verde exuberante e é muito resistente. Ela não precisa de muita luz e vive bem com pouca água. Ela também pode surpreender com lindas flores, se for bem tratada. É uma ótima opção para iniciantes ou esquecidos no mundo das plantas.
Begônia
Essa é uma família enorme de plantas, que se destacam pela beleza das folhas e das flores. As begônias podem ter diferentes cores, formas e texturas, trazendo mais charme e alegria para qualquer ambiente. Elas precisam de luz indireta e rega regular, sem molhar as folhas.
Cactos e suculentas
Nativas do deserto, essas plantas não exigem muita manutenção. Elas só precisam de sol e água, quando você se lembrar. Além da praticidade, elas têm formas espetaculares e encantadoras, que podem ser combinadas em pequenos vasos, terrários ou floreiras.
Avenca
A Avenca, de nome científico Adiantum capillus-veneris, é delicada e resistente. Ela é típica de florestas úmidas; por isso, precisa de muita água e pouca luz. Ela tem folhas finas e rendadas, que criam um efeito elegante e sofisticado.
Renda-portuguesa
Por fim, a renda-portuguesa, conhecida cientificamente como Davallia fejeensis, tem uma geometria complexa e maravilhosa em suas folhas. Ou seja, ela demanda pouca manutenção e funciona como uma lembrança afetiva para muitas pessoas, pois é uma planta clássica de casa de avó.