A princípio, o antúrio é uma planta tropical originária da América do Sul, especialmente do Brasil. Apesar da popularidade, nem todas as pessoas reconhecem os cuidados ligados ao cultivo de espécies tropicais.
Veja também: Crie uma floresta particular: segredos para tirar mudinhas das suas plantas favoritas
Nesse caso, esta planta pertence à família das aráceas, que inclui outras plantas ornamentais como a copo-de-leite e a costela-de-adão. Portanto, pode crescer no solo ou sobre outros arranjos, incluindo arbustos e árvores.
7 cuidados associados à manutenção do antúrio
Tenha cuidado para não regar demais
Primeiramente, o antúrio gosta de umidade, mas não de uma terra encharcada, que leva ao aparecimento das raízes. Por esse motivo, é importante regar a planta moderadamente, apenas quando o substrato estiver seco na superfície.
Escolha um vaso com boa drenagem
Em segundo lugar, o vaso ideal deve ter furos na parte inferior, permitindo que o excesso de água escorra. Assim, é possível evitar que a raiz apodreça, por fungos e bactérias que se acumulam, principalmente no verão e na primavera.
Atente-se à composição do solo
Quanto ao solo, priorize uma mistura leve, solta e rica em matéria orgânica, usando terra, areia e musgo sphagnum. Essa mistura proporcional retém a umidade sem encharcar, mantendo o pH ácido, entre 5,5 e 6,54, medido a partir de fitas.
Observe a temperatura ambiente
Devido à preferência por ambientes úmidos, a temperatura precisa ser mantida na faixa dos 18 °C a 25 °C. Logo, não tolera frio intenso ou geadas, que queimam folhas e flores, incluindo correntes de ar que ressecam os caules.
Remova as flores amareladas
O antúrio produz flores o ano todo, mas elas têm um tempo de duração limitado. Quando as flores começam a ficar amareladas ou murchas, é sinal de que estão velhas e devem ser removidas. Isso ajuda a manter a planta bonita e saudável, além de estimular a produção de novas flores.
Use fertilizante orgânico duas vezes ao ano
As flores só aparecem se o antúrio estiver nutrido, ou seja, conforme os devidos cuidados. Dito isso, é recomendado adubar a planta com fertilizante orgânico, como esterco ou húmus de minhoca, duas vezes ao ano.
Limpe o solo e realize a troca de vaso
Por último, o solo costuma acumular resíduos ao longo do tempo, restos de folhas, galhos ou pragas. Esse resíduo prejudica a saúde e a beleza das flores, então retire as impurezas usando uma pinça ou tesoura, realizando a troca do vaso.