Sombra e água fresca: 4 plantas que não precisam de sol para florescer

Algumas plantas se adaptam melhor aos ambientes sombreados, por serem mais adaptadas a esses tipos de espaços. Saiba quais escolher.



Existem pelo menos seis plantas que prosperam em ambientes sombreados, sem a necessidade de luz solar direta. Você sabe quais são elas? Conhecer sobre as preferências de cada plantinha pode te ajudar a ter uma melhor experiência com a jardinagem.

Leia mais: Truque genial: regue suas plantas por um mês usando apenas uma garrafa!

Essas plantas são ideais para áreas internas ou espaços com exposição limitada ao sol. Podem ser ideais para você que tem pouco espaço em casa, ou sem a luz direta. Por isso, se você quiser escolher uma planta que se adapte melhor ao seu ambiente, essa informação é essencial para a sua escolha.

Plantas que prosperam em ambientes sombreados

Elas são adaptadas a viver em condições de baixa luminosidade. Essas plantas geralmente têm folhas maiores e mais finas, que permitem que a luz penetre mais profundamente na folha. Elas também podem ter folhas com clorofila em ambas as superfícies, o que ajuda a capturar mais luz.

Muitas delas podem ser nativas de florestas tropicais, onde a luz solar é filtrada pela copa das árvores. Essas plantas evoluíram para viver em condições de baixa luminosidade.

Por tudo isso, elas conseguem viver em condições adversas e sobreviver em ambientes sombreados, mesmo que não sejam nativas dessas condições. Outro detalhe é que, no geral, as plantas menores exigem menos luz solar do que plantas maiores, por não precisar absorver tanta luz para fotossintetizar. Algumas plantas que preferem ambientes sombreados são:

  • Orquídea

Zamioculca

  • Espada-de-São-Jorge

  • Antúrio

Assim, ao conhecer mais sobre as preferências de cada uma das plantas, você consegue escolher um ambiente melhor na sua casa ou escritório para deixar o vaso, considerando as especificidades das plantinhas.

São informações sobre as características e cuidados específicos que podem te ajudar a compreender melhor as formas de adequação e considerar quais podem ou não estar em espaços sombreados.

Lembre-se sempre de pesquisar sobre as plantas antes de fazer a sua escolha, pois isso pode garantir que o seu ambiente seja capaz de atender as necessidades delas para se desenvolver.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário