Sonha com uma aposentadoria tranquila? Países nórdicos são a resposta!

Pesquisa global que mostra os melhores países para se viver na aposentadoria tem três representantes nórdicos no topo da lista.



Tem gente que está só esperando a tão sonhada aposentadoria para viajar o mundo e conhecer todos os lugares que sempre quis. Outros desejam apenas mudar de país para aproveitar os próximos anos com mais tranquilidade, segurança e felicidade.

Leia mais: Formação rápida e salário alto: 10 cursos técnicos com ótimas remunerações no Brasil

A pesquisa Natixis Global Retirement Index 2023, realizada pelo banco de investimento francês Natixis, mostrou quais são os melhores países para se aposentar atualmente. O topo da lista reúne três países nórdicos.

A relação considera critérios como inflação e taxas de juros controladas, baixos índices de desemprego e bons índices econômicos pós-pandemia. O banco também destaca outros elementos que garantem uma aposentadoria segura: a dívida pública, políticas e ações específicas para idosos e as expectativas dos recém-aposentados.

Veja os melhores lugares para curtir a aposentadoria tranquilamente em 2023:

  1. Noruega
  2. Suíça
  3. Islândia
  4. Irlanda
  5. Luxemburgo
  6. Países Baixos
  7. Austrália
  8. Nova Zelândia
  9. Alemanha
  10. Dinamarca

Sem surpresas, Noruega, Suíça, Islândia e Irlanda mantiveram as mesmas posições registradas no levantamento de 2022. Já Luxemburgo subiu dois degraus na lista e a Alemanha entrou nela.

Austrália e Nova Zelândia caíram duas posições, mas ainda estão no ranking dos 10 melhores países para se aposentar. A República Tcheca saiu da relação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário