A virada de ano se aproxima e, com ela, a ocorrência de algo curioso no calendário anual. Em 2024, o ano não terá 365 dias, mas sim 366. A cada quatro anos, presenciamos a ocorrência dos anos bissextos. O fenômeno ocorre para compensar a defasagem dos quatro anos anteriores, visto que os anos não possuem exatos 365 dias.
Leia também: Salário mínimo 2024: governo bate o martelo e decide valor; veja quanto
Na prática, o fenômeno faz o calendário “pular” um dia. Ou seja, datas que aconteceram na segunda-feira em 2023 e que aconteceriam na terça em 2024, acontecerão na quinta-feira. Isso impacta diretamente nos feriados anuais. Enquanto 2023 teve 11 feriados no Rio de Janeiro no meio da semana, quase metade dos feriados acontecerá no final de semana em 2024.
Dessa forma, o ano bissexto acontece porque o planeta Terra demora pouco mais de um ano para realizar a volta completa ao sol. Ao todo, são 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. A solução para ajustar o calendário foi dada por egípcios de Alexandria. As horas que sobram são acumuladas durante quatro anos, resultando em um dia a mais a cada quatro anos.
Nascidos em 29 de fevereiro
Muitas pessoas se perguntam o motivo da data ter sido colocada em fevereiro e não em outro mês. O responsável pela decisão foi Júlio Cesar, o imperador romano. Em 46 a.C., ele reformulou a contagem do tempo e instituiu o calendário juliano. Nesse calendário, o último mês era fevereiro.
Assim, o dia a mais não era adicionado após o último dia do ano, mas sim no sexto dia antes do mês de março, que era contado duas vezes. A partir desse fato, surgiu o nome “bissexto”. No entanto, com o fenômeno, outra dúvida surge: e quem nasce no dia 29 de dezembro?
Segundo a Lei 6.015/1973, a data de nascimento é determinada pela DNV, declaração de nascido vivo. Assim, a certidão deve conter o dia, mês, ano, lugar e horário exatos do nascimento da criança. Ao contrário do que muitos imaginam, trocar a data de nascimento no documento, registrando como nascido no dia 28 de fevereiro ou 1º de março, é considerado crime.
Desse modo, quem nasce no dia 29 de fevereiro deve ser registrado como nascido no dia 29 de fevereiro. Ou seja, segundo a lei, os nascidos nessa data realmente fazem aniversário a cada quatro anos. Na prática, os aniversariantes podem escolher qual das duas datas preferem comemorar seu nascimento.