A princípio, o papel higiênico é um produto descartável que gera muito lixo e desperdício. Além disso, sua fabricação consome muita água, energia e recursos naturais, principalmente árvores de florestas nativas desmatadas.
Veja também: Debate sobre higiene diária: você realmente precisa tomar banho todos os dias?
Nesse caso, estima-se que para fabricar uma unidade são necessários 37 litros de água e 1,3 quilowatt-hora de eletricidade. Logo, é preciso pensar em uma solução viável que substitua gradualmente versões poluentes de itens básicos.
Statista revela que estadunidenses usam 141 rolos por ano
Os estadunidenses são os maiores consumidores de papel higiênico do mundo. Segundo o site Statista, em 2020, cada pessoa nos Estados Unidos usou em média 141 rolos por ano, equivalente a 12 rolos por mês e 4 por dia.
Esse hábito representa um enorme gasto de dinheiro e de matéria-prima, enquanto aumenta a poluição e o desmatamento. Atualmente, não é possível reciclar os resíduos gerados, agravando o problema do excesso de lixo sólido.
Papel higiênico reciclado surge como uma boa solução
Diante da crescente demanda por higiene pessoal e da conscientização sobre substâncias poluentes, o papel biodegradável tornou-se uma opção. Desse modo, algumas marcas estão investindo em papéis feitos de árvores reflorestadas.
Por exemplo, a Seventh Nation produz papel higiênico 100% reciclado, sem cloro, corantes ou fragrâncias. Sendo assim, a empresa também se compromete a plantar uma árvore a cada pacote vendido, incentivando a recuperação vegetal.
Ranking – consumo de papel higiênico de cada habitante por ano
1º Lugar: Estados unidos (141)
2º Lugar: Alemanha (134)
3ºLugar: Inglaterra (127)
4º Lugar: Japão (91)
5º Lugar: Austrália (88)
6º Lugar: Espanha (81)
7º Lugar: França (71)
8º Lugar: Itália (70)
9º Lugar: China (49)
10º Lugar: Brasil (38)
Outras alternativas ao papel higiênico convencional
Por último, se você quer adotar medidas sustentáveis, o bidê voltou a ser colocado na lista de opções. Portanto, diz respeito a um reservatório com um chuveirinho que higieniza as partes íntimas de maneira conveniente, sem oferecer riscos.
Em seguida, o lenço umedecido compostável é indicado a pessoas que preferem uma superfície suave e que se decompõem rapidamente. Quanto a medidas práticas, os lenços reutilizáveis podem ser lavados após o uso.