5 dicas para melhorar a inteligência emocional no trabalho – se ainda não tem

Você pode melhorar as suas capacidades e viver com muito mais inteligência emocional ao seguir estas dicas. Elas são valiosas no ambiente de trabalho!



A inteligência emocional é uma incrível capacidade que vem sendo cada dia mais valorizada em diversos contextos, especialmente no mercado de trabalho. Por mais desafiadora que seja, existem algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver essa habilidade tão essencial para uma vida mais feliz e para a tomada de decisões com mais sabedoria.

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O termo se popularizou nos últimos anos e trata da capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros. É uma habilidade importante que pode ajudar as pessoas a ter sucesso na vida, ao saber o tempo certo de todas as coisas, assim como ao aprender a controlar melhor as emoções.

Dicas para melhorar a sua inteligência emocional

Mais do que as habilidades técnicas, o mercado de trabalho tem valorizado ainda mais os profissionais que apresentam uma boa inteligência emocional. Eles conseguem se destacar pelo fato de demonstrarem mais empatia, boa comunicação, tomada de decisões e por assumirem mais riscos.

A inteligência emocional é composta de cinco habilidades principais, sendo elas: autoconsciência, autogestão, motivação, empatia e habilidades sociais. Por mais que algumas pessoas tenham mais inteligência emocional como algo natural delas, é importante perceber que existem várias maneiras de desenvolver essa capacidade, principalmente no ambiente de trabalho. As dicas são:

1. Desenvolver autoconhecimento e autoconfiança: com isso, você aprende a identificar e compreender as suas emoções. Tudo começa ao prestar mais atenção aos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Ao se conhecer, você também melhora a sua autoconfiança.

2. Evitar impulsividade: desenvolva estratégias para gerenciar as suas emoções para evitar as atitudes precipitadas. Se você está se sentindo ansioso, por exemplo, busque meios de relaxar ou praticar exercícios de respiração, ou quem sabe até alguma atividade física.

3. Ter consciência do comportamento e reações: aprenda a perceber os seus comportamentos e reações em diferentes situações e, um passo de cada vez, corrija cada um deles.

4. Priorizar tarefas: ninguém consegue fazer tudo de uma só vez. Ter inteligência emocional é saber o que priorizar, e quando priorizar. Assim, você gerencia melhor as tarefas, assim como o seu estresse.

5. Ser resiliente: mesmo que tudo pareça mais desafiador, tenha paciência e tire lições dos momentos mais difíceis. Eles também vão passar e você sairá deles muito mais forte e preparado.

A inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida. Com esforço e dedicação, você pode melhorar sua capacidade de entender e gerenciar suas emoções, tendo uma vida mais feliz e produtiva.




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