5 dicas para plantar rosa-do-deserto em vaso: resultado é de tirar o fôlego!

Quando você tem pouco espaço e deseja se dedicar às plantas, precisa de dicas que tornem certas espécies compactas, como a rosa-do-deserto. Entenda.



A rosa-do-deserto é uma planta que pode atingir até 4 metros de altura em seu habitat natural. Entretanto, as práticas de jardinagem garantem o plantio em vasos pequenos e estreitos, desde que tenham uma boa drenagem.

Veja também: Esta é a planta que se você cultivar em casa terá uma árvore de Natal natural

Sendo assim, o tamanho do vaso influencia no crescimento da planta, que se adapta à área disponível. Por esse motivo, se você quiser uma rosa-do-deserto menor e mais compacta, deve escolher um reservatório menor. Confira as dicas.

Dicas fundamentais para você plantar flor-do-deserto em casa; veja a lista
Foto: Pixelshot / Canva Pro

Dicas que facilitam o desenvolvimento da flor-do-deserto

  • Encontre uma muda de rosa-do-deserto

Em primeiro lugar, para plantar a rosa-do-deserto, você precisa de uma muda que seja saudável e vigorosa, sem problemas. Logo, faça a aquisição em lojas especializadas ou feiras, optando por mudas de 15 cm a 30 cm.

  • Prepare o solo conforme as necessidades

Quanto ao solo, convém mantê-lo drenado, arejado e rico em matéria orgânica. Dito isso, faça uma mistura de terra comum com areia grossa, pedriscos, cascalho ou perlita, na proporção de 2:1. Além disso, você pode adicionar um pouco de húmus de minhoca, esterco curtido ou composto orgânico.

  • Esta é a frequência de rega ideal

Ao passo que se trata de uma planta que gosta de umidade, é aconselhável não deixá-la seca. Contudo, o encharcamento também leva à morte das raízes, exigindo que as regas sejam moderadas e obedeçam ao teste do toque.

  • Conheça as necessidades de luz e sombra

A rosa-do-deserto requer bastante luz solar para florescer e se desenvolver bem. Desse modo, 6 horas de sol direto por dia são suficientes, de preferência pela manhã ou no final da tarde. Contudo, precisa de sombra parcial nas horas mais quentes, buscando reduzir as queimaduras nas folhas.

  • Será que é necessário adubar? Descubra

Por último, durante a primavera e no verão, procure adicionar fertilizante orgânico, incluindo mamona, farinha de osso e húmus. Outra dica é aplicar um adubo NPK 10-10-10, que equilibra a quantidade de nitrogênio, potássio e cálcio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário