6 aparelhos que se você usar menos vão abaixar sua conta de luz do mês

Os aparelhos eletrodomésticos usam energia elétrica e precisam de certos cuidados, visando reduzir o gasto com luz no final do mês. Confira as dicas.



Existem aparelhos que são indispensáveis, incluindo a geladeira e a máquina de lavar roupa, mas acabam deixando a conta cara. Sendo assim, é preciso otimizar o uso da energia, no intuito de reduzir o impacto ambiental e economizar.

Veja também: Televisão superaquecendo? 2 motivos são os principais culpados

Desse modo, é possível adotar medidas simples que abrangem reparos básicos e evitam prejuízos a longo prazo. Portanto, não esqueça de usar os recursos disponíveis de maneira responsável, ao cuidar de todos os produtos.

Quais são os aparelhos que mais gastam energia?

  • Ar-condicionado

Primeiramente, o ar-condicionado é um aparelho que gasta muita energia, pois ele precisa de um motor potente, que resfria ou aquece o ambiente. Além de manter as janelas fechadas, é preciso realizar a manutenção preventiva. Outra recomendação é limpar semanalmente ou conforme a frequência de uso.

  • Chuveiro

Em segundo lugar, o chuveiro precisa manter a resistência aquecida e acaba elevando o preço do consumo energético. Contudo, durante o calor é aconselhável desligar o modo de ‘’verão’’ e ‘’inverno’’, mantendo a água gelada. Nesse caso, não esqueça de realizar a limpeza e investir em pequenos reparos.

  • Refrigerador antigo

A geladeira antiga tem um sistema de refrigeração menos eficiente e mais poluente do que os modelos recentes. Por esse motivo, até a capacidade de conservação é menor, fazendo com que a corrente se alterne rapidamente. Ou seja, também é imprescindível trocar peças, e se necessário, adquirir um novo refrigerador.

  • Máquina de lavar

O motor da máquina de lavar apresenta potências elevadas, graças à força que movimenta a centrífuga. Logo, desligue-a da tomada se não estiver usando, porque o sensor mantém o desvio de carga. Lembre-se que a máquina e a geladeira não devem ficar encostadas na parede, devido ao risco de incêndios.

  • Lâmpada incandescente

Enquanto as lâmpadas incandescentes têm se tornado obsoleta, as opções fluorescentes surgem como uma alternativa. Afinal, a primeira aquece o filamento metálico, e a segunda, permanece aquecida. Dito isso, as luzes de LED (Light Emitting Diode) são econômicas e eficientes.

  • Computador

Enfim, o computador reúne diferentes componentes que precisam de energia elétrica para funcionar. Por exemplo, o processador, a memória, o disco rígido, a placa de vídeo, o monitor, o teclado e o mouse. Então, procure levá-lo à assistência técnica e fazer uma inspeção, buscando reduzir os danos por supearquecimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário