Você deseja mudar de carreira e ganhar mais? Nesse caso, é imprescindível ficar atento às tendências do mercado de trabalho. Afinal, há profissões novas que caracterizam excelentes cargos em relação ao futuro dos negócios. Elas vão dominar o mercado nos próximos 5 anos.
Veja também: Dinheiro é difícil para você? 3 coisas estão impedindo sua prosperidade
Por esse motivo, quem se antecipa aos concorrentes, consegue atender à demanda de profissionais qualificados. Essa iniciativa resulta em melhor remuneração, facilidade de crescer em determinada área e inovar com ideias lucrativas.
Fundo Monetário Internacional define as profissões do futuro
- Analistas de dados e cientistas
A princípio, os analistas de dados e cientistas são profissionais que coletam, organizam, analisam e interpretam dados. Sendo assim, usam ferramentas estatísticas e computacionais para criar soluções voltadas à informação. Ou seja, relatórios estratégicos, planos de ação e diagnósticos precisos.
- Analistas de inteligência de negócios
Quanto aos analistas de inteligência de negócios, interpretam informações sobre o mercado, associadas a clientes, concorrentes e produtos. A partir das análises, consegue estipular uma proposta que visa aumentar o lucro das empresas.
- Analistas de segurança da informação
Em terceiro lugar, a segurança da informação é um setor em amplo crescimento, na medida em que a privacidade se torna um valor fundamental. Desse modo, é responsável por proteger redes contra ataques. Por exemplo, crimes cibernéticos, invasões, vírus, fraudes e outros riscos.
- Engenheiros de eletrotecnologia
Os engenheiros de eletrotecnologia projetam, desenvolvem, testam e implementam sistemas, dispositivos e equipamentos. Portanto, todos os aparelhos utilizam conceitos e práticas de eletricidade, integrando softwares e hardwares.
- Engenheiros de robótica
Quanto à robótica, reflete a construção de robôs, reunindo habilidades de diferentes campos. Dito isso, há engenheiros que constroem máquinas autônomas que realizam atividades, substituindo a mão de obra humana. Também coordenam equipamentos que precisam de um direcionamento em grandes indústrias.
- Engenheiros fintech
Você provavelmente já ouviu falar de um banco digital e de serviços que funcionam exclusivamente no meio online. Logo, há programadores e especialistas no setor financeiro que monitoram e disponibilizam aplicativos e sites financeiros.
- Especialistas em IA e aprendizado de máquina
A inteligência artificial é um dos pilares da próxima revolução tecnológica, pois transfere a capacidade de comunicação às redes. Dessa forma, os desenvolvedores que personalizam IA, precisam se capacitar. Essa recomendação diz respeito às necessidades das organizações em BOTs de atendimento.
- Especialistas em sustentabilidade
No século XXI, a sustentabilidade é um dos tópicos que abrange praticamente todas as profissões, principalmente as do futuro. Então, a pessoa que se especializa em sustentabilidade, promove mudanças comportamentais e técnicas. Entretanto, essa transformação implica criar indicadores de qualidade e eficiência.