A banana nanica pode desaparecer do mapa e a culpa é DESTA doença

Fruta arrisca desaparecer com o avanço de uma doença que prejudica bastante as plantações. Saiba quais são os riscos.



A banana nanica é uma das variedades mais cultivadas no mundo e apreciada por muita gente. Ela é cultivada em mais de 100 países e é uma importante fonte de alimento para milhões de pessoas. Mas uma notícia tem preocupado os consumidores: existe um risco real de a banana nanica desaparecer.

Leia mais: Extinção de mamíferos, temperatura de até 70ºC e supercontinente podem ser o futuro do planeta

O motivo é uma doença fúngica que leva o nome de “mal-do-Panamá”. Ela já destruiu plantações de banana em todo o mundo, e é considerado uma das principais ameaças à segurança alimentar global. Essa doença ataca as raízes das bananeiras, o que leva à perda da fruta.

A banana nanica pode desaparecer!

Essa doença preocupa bastante e coloca a produção da banana nanica em risco por ser considerada muito devastadora, capaz de matar uma bananeira em questão de meses.

Além do mal-do-Panamá, a banana nanica também é ameaçada por outros fatores, como mudanças climáticas, pragas e doenças que causam danos às plantações.

A corrida contra o tempo é para desenvolver novas variedades de banana resistentes ao mal-do-Panamá e a outras ameaças. Por isso, diversas pesquisas têm avançado nesse sentido para encontrar maneiras de reduzir os riscos. Caso contrário, a banana nanica pode desaparecer nos próximos anos.

A variedade é considerada mais vulnerável, o que exige o contínuo aprimoramento das pesquisas como forma de desenvolver novos meios de proteção à fruta.

O fungo mal-do-Panamá já causou a extinção de outra variedade de banana, a Gros Michel, o que aconteceu no século passado. Ao atingir as raízes das bananeiras, a doença prejudica funções vitais como absorção de água e fotossíntese, dificultando a recuperação das plantas afetadas.

Agora, a maior esperança dos pesquisadores está no desenvolvimento da QCAV-4, uma banana geneticamente modificada que vem sendo estudada para garantir que ela seja mais resistente ao fungo, assim como a outras doenças que podem levar ao desaparecimento da fruta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário