Várias plantas são conhecidas por purificar o ar, removendo toxinas e poluentes. Algumas delas são tão especiais que foram estudadas pela NASA, que agora recomenda a presença dela nos lares de pessoas do mundo todo. Veja quais são as plantinhas que podem purificar o ar na sua casa e melhorar a sua qualidade de vida.
Leia mais: Quer ter sorte em 2024? 4 plantas para ter em casa antes de 2023 acabar
O Clean Air Study (Estudo de Ar Limpo) da NASA foi um realizado em 1989 para avaliar o potencial das plantas de interior para purificar o ar. A pesquisa foi conduzida pela NASA em parceria com a Associated Landscape Contractors of America (ALCA).
Plantas para purificar o ar que a NASA indica
O estudo testou 19 plantas de interior em um ambiente controlado, medindo a concentração de cinco poluentes comuns do ar interno: benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e amônia.
Os resultados do estudo mostraram que as plantas de interior foram capazes de remover significativamente esses poluentes do ar. Com o estudo, a NASA conseguiu identificar quais são as plantas mais recomendadas para purificar o ar, removendo poluentes. As cinco plantas são:
1. Hera: é uma planta muito eficiente na remoção de poluentes como formaldeído, benzol e tricloroetileno, atuando como filtro natural nos ambientes internos.
2. Aloe Vera: tem origem na Península Arábica. A planta absorve partículas de poeira e poluentes, melhorando a qualidade do ar.
3. Aglaonema: é uma planta ornamental do Sudeste Asiático, capaz de filtrar os poluentes gasosos e absorver partículas de poeira.
4. Jiboia: originária do Sudeste Asiático, a jiboia absorve esporos e partículas de mofo, contribuindo para um ambiente mais saudável.
5. Espada-de-São-Jorge: tem origem na África tropical. Ela é uma planta com uma estética interessante, que chama a atenção e pode ser usada na decoração de casa, ajudando ainda a purificar o ar.
O estudo mostrou ainda que a purificação do ar acontece quando você coloca, no mínimo, uma planta por 9 m³, sendo um cuidado essencial para alcançar os resultados esperados.