A última semana do ano se inicia com temporais em toda a região Sul devido à formação de um ciclone extratropical, responsável também por deixar o mar agitado no litoral da região. Com isso, há risco de ressaca e alagamentos costeiros, conforme divulgado pela Defesa Civil. As rajadas de vento podem variar entre 50 a 70 km/h, fazendo com que as ondas atinjam até 3,5 metros de altura.
Leia também: 5 causas de morte mais comuns no Natal e Ano Novo; é bom ter cuidado!
Além disso, as temperaturas podem ficar abaixo dos 10ºC, com risco de geada nos pontos mais altos da Serra Gaúcha e Catarinense. As chuvas também marcam presença, ultrapassando os 100 mm no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná. Os precipitados atingem também a região Sudeste, com os maiores volumes ocorrendo em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Nessas áreas, o acumulado pode ultrapassar os 100 mm e gerar transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra. Com a chegada de uma frente fria, as rajadas de vento podem ultrapassar os 55 km/h, podendo causar queda de árvores e de granizo.
Chuvas e altas temperaturas nas demais regiões brasileiras
No Centro-Oeste, a última semana de 2023 será ensolarada, com possibilidade de trovoadas ao longo do dia em toda a região. As chuvas poderão variar entre 40 e 60 mm, auxiliando na recuperação de pastagens. Há possibilidade ainda de temporais isolados, com rajadas de vento acima de 40 km/h e descargas elétricas nos três estados da região.
Os precipitados serão menos intensos no Nordeste, podendo chegar aos 40 mm na Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe. Nos demais estados da região, a previsão indica dias quentes e ensolarados, com chuvas de até 15 mm. Assim, a temperatura máxima ficará entre 38ºC e 40ºC. Porém, as chuvas podem se espalhar com a chegada do Ano Novo.
Por fim, a região Norte terá chuvas entre 50 e 10mm nesta semana, variando conforme a área. A temperatura máxima esperada deve chegar aos 34ºC nos próximos dias. Assim, a combinação entre calor e umidade pode causar temporais no fim do dia, com possibilidade de descargas elétricas e fortes ventos.