O bambu-da-sorte, planta versátil e fácil de cultivar em casa, é destaque no mundo da jardinagem, ganhando popularidade não apenas pela sua beleza, mas também pelo significado especial atribuído a ele na tradição chinesa.
Veja também: Quer foco no home office? 5 plantas lindas vão melhorar sua produtividade
Isso porque, originária da África, a planta pertence à espécie dracena e, embora seja resistente, suas folhas sensíveis exigem cuidados específicos. Segundo Tiago Córdova Souza, especialista em plantas ornamentais, o bambu-da-sorte é uma “planta total flex”, permitindo poda e cultivo duradouro, seja em solo ou água.
Como cuidar do bambu-da-sorte
Para manter seu tom verde vibrante, é essencial mantê-lo em ambientes com pouca luz, evitando exposição direta ao sol. A escolha entre solo e água impacta nos cuidados necessários.
Solo ou água?
Se optar por cultivá-lo em água, a irrigação deve ocorrer semanalmente ou a cada 10 dias, com a recomendação de lavar bem as raízes durante a troca para evitar o amarelamento das folhas devido a cloro e flúor.
Por outro lado, em vasos com terra, a rega deve ser realizada uma a duas vezes por semana, com adubo contendo nutrientes a cada 15 dias.
Bambu-da-sorte e Feng Shui: onde colocar a planta
Conforme as práticas do Feng Shui, antiga ciência chinesa de harmonização de ambientes, o bambu-da-sorte é considerado um amuleto capaz de atrair sorte. Cris Bevilaqua, designer de interiores no Rio de Janeiro, destaca a resiliência da planta, comparando-a à vida: “O bambu enverga, mas não quebra. Deve-se levantar e continuar a caminhada”.
Dito isso, os pontos estratégicos para colocar o bambu da sorte vão depender do que você precisa: se for mais dinheiro, a parte sudeste da casa, já se o desejo é mais saúde, então a planta deve ficar na parte leste da casa.
Significados das hastes
Além de sua beleza e propriedades decorativas, o bambu-da-sorte é associado a diferentes significados, dependendo do número de hastes no vaso:
- Uma haste: sorte;
- Duas hastes: felicidade, equilíbrio e harmonia nos relacionamentos;
- Três hastes: longevidade e riqueza;
- Cinco hastes: criatividade, entusiasmo e equilíbrio;
- Seis hastes: abundância e riqueza;
- Sete hastes: saúde e vitalidade;
- Oito hastes: riqueza, abundância, fartura e prosperidade nos negócios;
- Nove hastes: sorte em todas as áreas da vida;
- Dez hastes: realização, perfeição e completude;
- 21 hastes: bênçãos para a saúde e prosperidade.
Bambu-da-sorte: um presente milenar
Portanto, ao cultivar o bambu-da-sorte, não apenas adicionamos um toque de natureza à nossa casa, mas também convidamos boas energias e significados profundos, seguindo uma tradição chinesa milenar.
Com informações do site do Globo Rural.