Carteira do Idoso oferece viagens gratuitas e atendimento prioritário

Documento exclusivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos garante uma série de benefícios.



A Carteira da Pessoa Idosa é um documento que garante ao cidadão com idade igual ou superior a 60 anos uma série de benefícios em todo o país. Ela é um importante meio de comprovação para os idosos que desejam usufruir de descontos e outras vantagens previstas por lei.

Leia mais: Idoso e pessoa com deficiência: um pode estacionar na vaga especial do outro?

A emissão é feita pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mas atualmente está disponível pela internet. A digitalização do processo evita que o interessado tenha que comparecer a um posto físico para ter acesso à carteirinha.

O documento é uma forma de fazer com que essa importante parcela da população assegure alguns benefícios e direitos legais, como descontos em viagens interestaduais de ônibus, trens e barcos.

Benefícios da Carteira da Pessoa Idosa

O cidadão com mais de 60 anos que emite a carteirinha garante as seguintes vantagens:

  • Passagens interestaduais gratuitas ou com desconto mínimo de 50%;
  • Acesso a programas sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Atendimento prioritário em repartições públicas, estabelecimentos comerciais e filas.

Vale mencionar que a pessoa idosa que tem como comprovar renda não precisa apresentar o documento para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou com desconto. Porém, a carteira facilita a garantia do direito e isenta o cidadão da necessidade de apresentar os comprovantes a cada viagem.

Quem pode e como solicitar

A Carteira do Idoso é emitida exclusivamente para pessoas com 60 anos ou mais inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda individual de até 2 (dois) salários mínimos. O primeiro passo é procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para fazer a inscrição no sistema do governo.

Em seguida, o interessado deve acessar o site carteiraidoso.cidadania.gov.br e seguir os passos informados para emitir o documento, que pode ser impresso ou apresentado no formato digital quando necessário. O comprovante possui um QR Code com código alfanumérico para validação do benefício das passagens junto às empresas de transporte e também para verificação de sua validade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário