scorecardresearch ghost pixel



Chuvas acima ou abaixo da média? Veja o que esperar do tempo em dezembro

O padrão de chuvas no mês de dezembro terá variações nas diferentes regiões do Brasil. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Norte do país terá chuvas próximas ou abaixo da média, sobretudo no oeste do Amazonas, leste do Pará e Tocantins. A mesma previsão vale para o Nordeste, exceto no leste da região. […]



O padrão de chuvas no mês de dezembro terá variações nas diferentes regiões do Brasil. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Norte do país terá chuvas próximas ou abaixo da média, sobretudo no oeste do Amazonas, leste do Pará e Tocantins. A mesma previsão vale para o Nordeste, exceto no leste da região.

Leia mais: 5 cidades mais perigosas do mundo: capital brasileira está entre elas

Já na maior parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, os volumes ficarão acima da média para o período e mais regulares, podendo superar os 300 mm em Mato Grosso, Goiás, centro-sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Por outro lado, o norte dos estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo deve receber volumes abaixo da média, menos de 200 mm.

O Inmet prevê chuvas superiores à média em dezembro na região Sul, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, onde os volumes ultrapassam 180 mm. Marcas menores e ligeiramente abaixo da média poderão ser registradas no centro-sul do Rio Grande do Sul.

Impacto na safra

O boletim do instituto para dezembro gera preocupações diferentes nas regiões produtoras. Choverá pouco em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o que manterá os níveis de água no solo baixos. As exceções são o sul de Tocantins e extremo sudoeste da Bahia, onde a umidade no solo terá alguma recuperação, impactando a evolução do plantio e desenvolvimento inicial da primeira safra.

A volta das chuvas ao Brasil Central tem auxiliado na reposição de água no solo, sobretudo em áreas do norte de Mato Grosso e sul de Goiás, o que favorece a semeadura e o desenvolvimento da primeira safra. Ainda assim, os níveis podem ser mais baixos em áreas do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, no noroeste de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso.

O alto nível de água no solo da região Sul também deve beneficiar o cultivo da primeira safra, mas áreas onde há excesso de chuvas podem sofrer com encharcamento do solo, afetando a colheita de inverno e prejudicando o avanço da semeadura dos cultivos de primeira safra.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário