Atenção trabalhadores! A retirada do PIS/Pasep 2023 só pode ser realizado até esta quinta-feira (28). Os valores que não forem resgatados, referente ao ano-base de 2021, serão doados para o Fundo de Amparo ao Trabalhador. As quantias a serem retiradas podem chegar a R$ 1.320, para quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos um mês em 2021. No entanto, os trabalhadores só podem ter recebido até dois salários mínimos.
Leia também: PIS/Pasep 2024: valor do abono salarial vai aumentar; veja para quanto
Os benefícios são destinados para trabalhadores inscritos na Programa de Integração Social (PIS), no caso do setor privado, e no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), para servidores públicos. O PIS/Pasep são garantidos pelo Governo Federal, funcionando como uma espécie de 14º salário.
No entanto, é preciso que o trabalhador esteja cadastrado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) há, pelo menos, cinco anos. Os dados devem estar atualizados para ter direito ao benefício, com a atualização sendo realizada pelos empregadores. O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é repassado pelo Banco do Brasil.
Como sacar o PIS/Pasep
Para retirar o PIS, os clientes da Caixa podem sacar o abono diretamente pelo aplicativo. Já para quem não tem conta, existem algumas opções, como usar o Cartão do Cidadão em um terminal de autoatendimento. Para quem não tem o Cartão do Cidadão, basta comparecer a uma agência bancária da Caixa com o número do PIS e um documento oficial com foto.
No caso do PASEP, o repasse é feito pelo Banco do Brasil. Assim, o pagamento é feito diretamente para a conta dos correntistas. Os servidores públicos que não possuem conta no BB devem comparecer em uma agência da instituição com o documento oficial. Por fim, é possível também seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o Portal de Serviços para o Cidadão;
- Realize o login com a conta do Gov.br, sendo necessário ter conta nível ouro ou prata;
- Clique em “Receber Abono Salarial”;
- Preencha os dados pessoais.