É válido lembrar que o abacaxi é uma fruta tropical que se originou na América do Sul, mais especificamente no Paraguai, sul do Brasil e norte da Argentina. Desse modo, os indígenas guaranis foram os primeiros a cultivá-lo para consumo.
Veja também: Fim do álcool 70º? Justiça mantém decisão da Anvisa de proibir venda
Os europeus conheceram o abacaxi no século XV, quando Cristóvão Colombo chegou ao Caribe. Por esse motivo, trata-se de um alimento saboroso que se popularizou rapidamente em todas as regiões devido à exportação.
Métodos que te ajudam a identificar um abacaxi saboroso
- Identifique o aspecto da casca
Primeiramente, a casca do abacaxi é um indicador importante da sua maturidade e qualidade. Dito isso, a superfície amarela ou dourada, com pontos marrons bem desenvolvidos, sugere que ele está maduro e doce. Logo, o aspecto esverdeado ou marrom, indicam que a polpa continua verde ou já começou a se deteriorar.
- Verifique se o peso condiz com o tamanho
Quanto ao peso, é considerado outro fator que influencia no seu sabor e suculência. Portanto, um abacaxi pesado em relação ao seu tamanho geralmente tem mais sustância e caldo do que um abacaxi leve. Ou seja, frutas grandes muito leves refletem o excesso de fermentação ou a ausência de massa.
- Lembre-se que os aromas são evidentes
Em terceiro lugar, o aroma do abacaxi também revela o estado de conservação, resultado do armazenamento. Então, priorize uma fruta madura que emite um cheiro doce e forte, que pode ser percebido ao aproximar o nariz da base. Por esse motivo, o cheiro de vinagre ou álcool surge no início da decomposição.
- Não esqueça de puxar uma folha da coroa
Por último, a coroa é o conjunto de folhas verdes e espinhosas que fica no topo da fruta. Nesse caso, se o abacaxi estiver saboroso, certamente uma das fitas sairá facilmente ao ser puxada, sem apresentar resistência. Sendo assim, as folhagens devem ser verdes e firmes, e não murchas e esbranquiçadas.