Você já comentou sobre um determinado assunto perto do celular e, logo em seguida, começou a receber anúncios sobre ele sem sequer ter pesquisado? Muitos usuários já desconfiavam que os celulares eram capazes de ouvir conversas, mas um estudo recente confirmou o motivo pelo qual essa situação acontece.
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A equipe de marketing do conglomerado estadunidense Cox Media Group (CMG) divulgou, por meio de postagens em seu blog, que possui a capacidade de ouvir o que os seus consumidores estão conversando fora dos aparelhos. A escuta é realizada por meio de diferentes dispositivos, como celulares, Smart Tvs e outros. O intuito da medida é de conseguir direcionar anúncios mais específicos e personalizados conforme o desejo do consumidor.
“É verdade. Seus dispositivos estão ouvindo você […] Com o Active Listening (Escuta Ativa), o CMG agora pode usar dados de voz para direcionar sua publicidade EXATAMENTE para as pessoas que você procura”, afirmou a CMG em um post, já excluído. Além disso, a publicação também dava exemplos de trechos capturados das conversas e como eles eram transformados posteriormente em anúncios.
Coleta de conversas é permitida?
Segundo as informações divulgadas pela CMG, é “totalmente legal que telefones e dispositivos ouçam você. Isso porque os consumidores geralmente dão consentimento ao aceitar os termos e condições de software ou downloads de aplicativos”. No entanto, após a repercussão negativa do caso, o conglomerado decidiu mudar o seu posicionamento.
Com isso, a empresa publicou uma nota afirmando que seus negócios não “ouvem nenhuma conversa nem têm acesso a nada além de um conjunto de dados agregados, anônimos e totalmente criptografados de terceiros que podem ser usados para colocação de anúncios”.
Sobre ter excluído as publicações que afirmavam a escuta pelos aparelhos, a empresa não especificou o motivo para tal ação. No entanto, acrescentou: “lamentamos qualquer confusão e estamos empenhados em garantir que nosso marketing seja claro e transparente”.
O que as fabricantes de smartphones alegaram?
Ao ser questionada pela Variety sobre o assunto, a Google informou que “durante anos, o Android impediu que aplicativos coletassem áudio quando não estavam sendo usados ativamente e, sempre que um aplicativo ativa o microfone de um dispositivo, há um ícone em destaque exibido na barra de status”.
A Apple afirmou que nenhum aplicativo pode acessar o microfone ou câmera do celular do usuário sem prévia autorização. Além disso, a Apple ressaltou ainda que, a partir do iOS 14 e iPadOS 14, um ícone com um microfone ou uma câmera indica se as ferramentas estão sendo utilizadas.