As baratas são insetos noturnos que gostam de lugares escuros, úmidos e quentes. Elas são atraídas por alimentos, água e abrigo. O problema é quando elas escolhem fazer morada na sua casa! Se isso tem acontecido com muita frequência, saiba qual é a planta que afasta as baratas do seu lar.
Leia mais: Parece loucura, mas não é! 5 utilidades que as baratas têm nas nossas vidas
O poder das plantas está em alguns compostos químicos que elas produzem. Eles são repelentes naturais para as baratas e, por isso, os insetos preferem ficar bem longe do seu lar. Isso sem contar que você pode aproveitar a presença das plantas para dar um toque de natureza nos ambientes, com mais verde, charme e beleza!
Planta que afasta as baratas do seu lar
Os compostos liberados por algumas plantas podem ser tóxicos para as baratas, irritar a pele dos insetos ou simplesmente ter um cheiro desagradável que as afasta.
Entre as plantas, algumas são mais conhecidas, como a lavanda, tomilho e hortelã. Mas existe uma outra plantinha muito poderosa também, é que muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre o poder que ela carrega.
O nome é erva-de-gato! A planta é usada por ter um efeito estimulante em gatos, por isso do nome, mas ela também se revela como uma solução natural eficaz para afastar baratas.
Graças à substância nepetalactona, a erva atua como neurotóxico, repelindo ou eliminando esses insetos de maneira mais eficiente do que muitos repelentes comerciais.
Um estudo publicado em 2001 na revista “Journal of Economic Entomology” mostrou que a nepetalactona foi eficaz para repelir baratas-de-cheiro (Periplaneta americana) e baratas-francesas (Blattella germanica). O estudo mostrou que a nepetalactona foi capaz de reduzir a população de baratas em até 90%.
Seu cultivo em casa é simples, e suas folhas, secas ou em sachês, podem ser estrategicamente colocadas para afastar as baratas. Você ainda pode apostar em um spray de erva-de-gato, capaz de ser melhor aplicado em cantinhos onde elas aparecem com mais frequência, assim como em frestas.
Lembre-se também de sempre manter a casa limpa, eliminar fontes de água e vedar entradas que podem servir de abrigo para as baratas. Com os cuidados certos, você pode prevenir a presença desses insetos indesejados no seu lar.