Neste primeiro dia de dezembro, as chuvas se espalham por toda a região Sul do Brasil. A previsão do tempo indica momentos de precipitações intercalados com períodos de sol e calor. No Rio Grande do Sul, os precipitados serão mais intensos, em forma de temporais com trovoadas, raios, granizo e ventos fortes.
Veja também: O pior está por vir? El Niño ganha força, mas ainda não atingiu pico
No Sudeste, o tempo permanece instável, com nuvens e previsão de chuva para esta sexta-feira (1). A região está em alerta devido aos volumes expressivos e aos temporais com possível queda de granizo. O fenômeno deve ocorrer principalmente no norte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Em contrapartida, as chuvas irão diminuir no sul de Minas Gerais e em São Paulo.
Já no Centro-Oeste, chuvas rápidas serão registradas em Goiás, no Distrito Federal, leste do Mato Grosso do Sul e norte do Mato Grosso. O destaque vai para o noroeste mato-grossense, que poderá ter chuvas mais volumosas. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e com altas temperaturas.
E o Norte e Nordeste?
No Norte, as pancadas de chuva irão se espalhar em grande parte da região. Dessa forma, o Inmet divulgou um alerta devido a chuvas expressivas e possíveis temporais no oeste do Pará ao Acre. São esperados volumes acima de 20 mm, com incidência de ventos, raios e eventual queda de granizo.
Por outro lado, o Nordeste é a região que terá o início de um novo mês com tempo firme e altas temperaturas. A condição se mostra favorável para quem irá aproveitar o final de semana para aproveitar as praias nordestinas. Previsão de chuvas pontuais e rápidas no Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia.