O Google quer utilizar sua tecnologia de grande modelo de linguagem (LLM) para criar novos produtos de inteligência artificial (IA) como o recém-apresentado Gemini. Uma das ideias é aproveitar o aplicativo Google Fotos para contar a história de uma pessoa.
Leia mais: Fim das fraudes? INSS vai usar inteligência artificial para detectar atestados falsos
O “Project Ellmann”, como foi batizada a iniciativa, terá como objetivo desenvolver um sistema capaz de contar a história de um usuário por meio de fotos e buscas utilizando um chatbot. O modelo deve ser baseado no Gemini, com captura e análise de resultados de pesquisas para entender mais sobre a pessoa.
A empresa usaria o conteúdo de pesquisas e as imagens para identificar momentos importantes na vida do usuário, como casamento, nascimento do filho, formatura e festas com os amigos. As informações sobre o projeto do Google ainda são iniciais, mas ele já teria sido apresentado internamente por um gerente de produtos do Google Fotos. Tudo indica que o aplicativo será o escolhido para receber a nova funcionalidade.
A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento e outros detalhes não foram revelados. A expectativa é que a empresa divulgue novos elementos e materiais nas próximas semanas.
Gemini
O Gemini é a nova inteligência artificial que utiliza o modelo de linguagem multimodal (LLM, na sigla em inglês), a tecnologia mais avançada da big tech. O Google afirma que a ferramenta é superior ao GPT-4, da OpenAI.
A tecnologia foi projetada para superar o chatbot Bard e ser o carro-chefe da empresa no segmento de IA. O modelo tem capacidade de organizar, compreender, operar e combinar informações, como textos, imagens, vídeos, áudios e códigos.
O modelo pode ser testado na página do Bard, acessando o chatbot com configuração em inglês. Basta mudar o idioma da conta Google e atualizar a página da plataforma.