scorecardresearch ghost pixel



Mais sujos que o banheiro: CUIDADO com estes utensílios de cozinha

Um estudo mostrou que itens da sua cozinha podem ser mais sujos do que o banheiro da sua casa. O resultado da pesquisa é assustador!



Sente bem na cadeira antes de ler o que você vai descobrir agora: existem utensílios domésticos muito mais sujos do que o banheiro da sua casa. E o pior: alguns deles estão na sua cozinha, bem perto dos alimentos! Veja o que um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, conseguiu provar.

Leia mais: Ganham do vaso sanitário: os 5 itens da cozinha campeões de sujeira

A pesquisa analisou diversos utensílios domésticos pela casa e a surpresa foi encontrar alguns extremamente sujos, inclusive na cozinha. A ideia do estudo é ajudar as pessoas a evitarem que esses utensílios se tornem um risco à saúde, limpando regularmente com água quente e sabão.

Mais sujos que o banheiro!

O estudo conseguiu mostrar que as esponjas de cozinha são 200 mil vezes mais sujas do que o assento do vaso sanitário! Isso mesmo! Um susto e tanto para quem nunca se deu conta de toda a sujeira escondida nesse utensílio tão comum.

Isso ocorre porque as esponjas são usadas para limpar uma variedade de superfícies, incluindo pratos, panelas e bancadas, que podem estar contaminadas com bactérias, germes e outros microrganismos.

E não para por aí: contrariando a expectativa, a cozinha, em média, abriga mais bactérias fecais do que o banheiro, revelando-se como um foco surpreendente de sujeira.

O microbiologista Dr. Charles Gerba da Universidade do Arizona revelou dados alarmantes sobre a quantidade de bactérias na cozinha. A falta de higiene, especialmente em áreas como bancada, tábua de corte e pia, é preocupante para a saúde. É importante substituir as esponjas e os panos de prato a cada duas ou três semanas.

Mas é claro que o banheiro também tem os seus espaços que acumulam muita sujeira. O tapete de banho, por exemplo, é apontado como um dos principais vilões, abrigando uma quantidade significativa de bactérias fecais. O mais certo é retirar toda a semana para lavar e evitar a proliferação de germes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário