Não jogue fora tão rápido! Como reaproveitar óleo de cozinha mais de uma vez

O óleo é um dos alimentos mais utilizados na cozinha, mas é preciso tomar alguns cuidados ao usar o mesmo ingrediente duas vezes. Entenda.



No Brasil, é comum usar o óleo em várias ocasiões, e não há riscos, se o produto estiver limpo. Sendo assim, se você fritou algo, não deve descartá-lo, visando aproveitar ao máximo suas propriedades, independente da receita.

Veja também: Troquei todos esses produtos por sal de cozinha no armário e o resultado foi esse

Sendo assim, os óleos vegetais fornecem insumos preciosos na culinária, mas o descarte requer cuidados. Afinal, trata-se de um resíduo que precisa passar por um tratamento, devido ao risco de poluir ou entupir encanamentos domésticos.

Não jogue o óleo usado em qualquer lugar

A princípio, o óleo usado na cozinha pode causar sérios danos ao meio ambiente se for descartado de forma incorreta. Nesse caso, costuma obstruir os canos, contaminar a água, prejudicar a vida aquática e aumentar a emissão de gases.

Por esse motivo, não faça o descarte no ralo, no vaso sanitário, no lixo comum ou na rua. Desse modo, o destino correto do óleo usado é a reciclagem, que o transforma em biodiesel, sabão, detergente, tinta e outros produtos. Logo, procure o posto de coleta mais próximo e realize a entrega em garrafas plásticas.

Maneiras sustentáveis de usar o óleo após o cozimento

Se você quiser reaproveitar o óleo que sobrou do cozimento, existem algumas maneiras sustentáveis de fazer isso. Por exemplo, confeccionar velas caseiras perfumadas, preparar sabão artesanal e adubo orgânico.

Entretanto, é essencial seguir certas recomendações que tornam a gordura menos nociva à saúde. Ou seja, a limpeza é um processo indispensável, que elimina resíduos e recupera parcialmente a qualidade, sem comprometer o sabor.

Limpe antes do reaproveitamento em receitas

Portanto, a filtragem elimina os resíduos que resultam em um cheiro desagradável. Então, a partir de um pano fino ou filtro de papel, remova as impurezas e só transfira para um recipiente quando esfriar totalmente, evitando acidentes.

Por último, é recomendado armazenar em um local seco e arejado, longe da luz solar e de variações frequentes de temperatura. No entanto, o óleo jamais deve ser devolvido ao recipiente de origem, permanecendo em um frasco separado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário